Esculturas no Grande Jardim: Roubo de beleza derrotado pela restauração!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A escultura “O tempo rouba a beleza” será restaurada no Grande Jardim de Dresden e será inaugurada uma exposição ao ar livre.

Im Großen Garten Dresden wird die Skulptur „Zeit raubt die Schönheit“ restauriert und eine Freiluftausstellung eröffnet.
A escultura “O tempo rouba a beleza” será restaurada no Grande Jardim de Dresden e será inaugurada uma exposição ao ar livre.

Esculturas no Grande Jardim: Roubo de beleza derrotado pela restauração!

No coração de Dresden, mais precisamente no Grande Jardim, os visitantes podem esperar uma atração especial: o lendário grupo de esculturas “O tempo rouba a beleza” está agora totalmente visível novamente. Esta obra de arte não é apenas um marco do jardim, mas também uma figura que tem uma história agitada que se estende até aos dias de hoje. Alto Serviço de mídia Saxônia A conclusão deste impressionante conjunto de esculturas foi realizada no âmbito do “Programa de Escultura no Grande Jardim”, realizado pela empresa estatal Sächsisches Immobilien- und Baumanagement em nome do Estado Livre da Saxônia.

Uma razão importante para a restauração é o estado crítico de muitas obras de arte, que sofreram muito com a poluição do ar e cuidados inadequados no século XX. Em particular, o original desta escultura em mármore, que está sob uma casa de madeira há onze anos, apresenta danos significativos, incluindo fissuras e quebras. Kai-Uwe Beger, da Saxon Real Estate and Construction Management (SIB), enfatiza que a segurança da escultura está garantida por enquanto. A estátua mostra o deus grego do tempo, Cronos, erguendo uma beleza - uma representação que simboliza a natureza fluida do tempo.

Restauro e exposição ao ar livre

Um aspecto interessante do trabalho são os ajustes do monitor, que são realizados regularmente para monitorar melhor o estado das esculturas. Cera protetora foi recentemente aplicada ao mármore e medições de ultrassom foram feitas para detectar possíveis danos em um estágio inicial. As áreas vegetais ao redor do conjunto de figuras também foram cuidadosamente restauradas, para que a aparência geral do Grande Jardim seja não apenas preservada, mas também embelezada.

Outro passo inovador é a abertura de uma exposição ao ar livre que apresenta a documentação de construção do programa de escultura. Alto Sächsische.de O grupo escultórico foi colocado no pedestal da praça das joias em frente ao palácio no final de maio de 2025. Isso não só enriquece a experiência visual no Grande Jardim, mas também promove o apreço pela preservação da arte e da cultura.

Perspectivas futuras

O Estado Livre da Saxónia disponibiliza cerca de 3,9 milhões de euros para o projecto de dez anos, o que representa não só um investimento financeiro, mas também cultural na cidade. Os fundos fiscais, baseados na resolução orçamental do parlamento estadual saxão, garantem a preservação sustentável destes tesouros artísticos. Outras medidas já estão previstas até 2026, incluindo recintos de proteção de inverno para o grupo de esculturas e os magníficos vasos.

A colaboração entre diferentes instituições e especialistas é uma parte essencial deste grande projeto. Sete restauradores, treze escultores e inúmeras empresas artesanais estiveram envolvidos na implementação. Para melhor gerir a complexidade da conservação, foi criado um plano de conservação individual para cada escultura, para que cada passo seja documentado e avaliado com precisão.

Globalmente, este projecto mostra que Dresden não é apenas rica em história e cultura, mas também está a trabalhar activamente para preservar o seu património. O regresso da escultura “O tempo rouba a beleza” é mais um exemplo de como a arte e a ciência andam de mãos dadas para nos permitir experienciar a beleza do passado no presente. Você também pode aprender mais sobre abordagens e técnicas de restauração na Universidade de Belas Artes de Dresden, onde ocorre pesquisa e ensino inovadores sobre restauração, como em HFBK Dresden é para ser lido.