Nova delegacia em Dresden-Sul: Moderna, sustentável e em breve pronta para uso!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A nova delegacia, que será construída de forma sustentável até 2030, será inaugurada no distrito de Prohlis, em Dresden.

Im Dresdner Stadtteil Prohlis wird das neue Polizeirevier eingeweiht, das bis 2030 in nachhaltiger Bauweise entsteht.
A nova delegacia, que será construída de forma sustentável até 2030, será inaugurada no distrito de Prohlis, em Dresden.

Nova delegacia em Dresden-Sul: Moderna, sustentável e em breve pronta para uso!

Algo está acontecendo em Prohlis: a delegacia de polícia de Dresden-Süd pode esperar por um novo lar! Está a ser construído um edifício moderno na Niedersedlitzer Straße que não só oferecerá aos cerca de 160 funcionários um ambiente de trabalho adequado, mas também terá como foco a sustentabilidade. Até agora, os policiais estão espalhados por três locais em Prohlis, Leuben e Plauen, o que não facilita em nada o trabalho diário. Mas isso em breve será coisa do passado, porque o Estado Livre da Saxónia lançou um concurso de implementação interdisciplinar para planear o novo distrito, como relata Sächsische.

Um total de 15 grupos de trabalho foram convidados a submeter as suas ideias e, dos 13 projetos apresentados, foi escolhido o conceito da Riehle Koeth GmbH + Co. KG de Reutlingen, que ganhou o primeiro prémio. O júri elogiou a disposição funcional e a clareza do conjunto de edifícios. A área externa também impressiona: impressiona pela funcionalidade e baixo grau de vedação.

Sustentabilidade e planejamento inovador

O foco neste projeto foi particularmente na arquitetura que economiza recursos. O plano é construir um método de construção de baixa tecnologia e utilizar madeira regional, concreto reciclado e alumínio reciclado. O objetivo não é apenas um novo edifício elegante, mas também obter a certificação prata do BNB – um sinal de construção ambientalmente consciente.

A Saxon Real Estate and Construction Management (SIB) organiza este concurso, que visa a sustentabilidade e a construção moderna. Para cumprir as condições de competição são necessários conhecimentos abrangentes nas áreas de arquitetura, equipamentos técnicos de construção, física de edifícios e arquitetura paisagística. O edifício previsto terá uma área de cerca de 1.859 m² e pretende ter em conta as mais pequenas preocupações com a sustentabilidade.

Perspectivas futuras

As negociações com o primeiro consórcio já estão em andamento e o planejamento está previsto para começar em agosto. A nova esquadra está prevista para ser concluída até 2030. O novo edifício não só funcionará como sede do serviço de investigação criminal, do serviço de gestão e de comando, mas também estará à disposição da Guarda de Segurança Saxónica, a polícia comunitária.

Outro aspecto interessante é a introdução do Building Information Modeling (BIM), que ajuda a identificar erros de planeamento numa fase inicial e a garantir uma implementação mais rápida dos projectos de construção. O projeto piloto é visto como um passo importante em direção ao futuro, como observa o site Bau-Rockstars.

Imediatamente após o término da competição, os resultados serão apresentados publicamente. De 1 a 25 de julho de 2025, os cidadãos interessados ​​podem ver os projetos no Ministério das Finanças do Estado da Saxónia, estando a exposição aberta de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Você pode se registrar através de uma lista de nomes - portanto, garanta um lugar aqui em tempo hábil!