Postplatz em Dresden: Grande projeto de construção traz diversões e inovações!
Postplatz em Dresden se tornará um canteiro de obras por três semanas a partir de 30 de junho de 2025 devido à renovação dos trilhos. Desvios necessários.

Postplatz em Dresden: Grande projeto de construção traz diversões e inovações!
Haverá muito trabalho na Postplatz em Dresden de segunda-feira, 30 de junho a 21 de julho. A travessia deste ponto central de transporte, exposto ao intenso tráfego de bondes há mais de 20 anos, será totalmente reformada. De acordo com informações de MDR A obra é necessária com urgência porque o cruzamento está muito desgastado. Ao todo deverão ser substituídos 675 metros de trilhos, que juntos pesam cerca de 60 toneladas.
No entanto, o trabalho de construção não está isento de desafios. Postplatz serve como um importante centro de transporte público, especialmente após a remoção da Ponte Carola. Mais de 43.000 passageiros utilizam a parada todos os dias, um aumento de 43% em comparação com antes. A pressão para implementar o trabalho rapidamente é correspondentemente elevada. Para minimizar as perturbações do trânsito, o tempo de construção foi reduzido para três semanas e as obras decorrem em turnos, inclusive aos fins-de-semana.
Processo de construção e desvios
No âmbito das medidas, não só serão renovadas as passagens de via, mas também serão modernizados os fios de contacto e a alimentação. Além disso, um antigo poço de telecomunicações está sendo reformado e tubulações de drenagem estão sendo desmanteladas. O custo total do projeto ronda os 1,9 milhões de euros, tendo sido feito um pedido de financiamento de um milhão de euros.
Durante o período de construção, porém, não é apenas a cidade que está em movimento – os passageiros também precisam se adaptar aos desvios. As linhas 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 11, 12, 44, 62 e 68 são afetadas. Isso significa que as paradas em frente ao Zwinger e o terminal no circuito da Webergasse permanecem acessíveis, enquanto a Postplatz está fechada ao tráfego de automóveis. A orientação é que os motoristas evitem o máximo possível o canteiro de obras.
A necessidade urgente de investimento no setor dos transportes
A situação na Postplatz reflecte um quadro mais amplo, que está ligado aos resultados de um estudo realizado pelo Instituto Alemão de Estudos Urbanos. A Associação Principal da Indústria da Construção Alemã, a Associação das Empresas de Transporte Alemãs e a ADAC determinaram que serão necessários investimentos de cerca de 372 mil milhões de euros no sector dos transportes até 2030, a fim de manter e expandir a infra-estrutura. As condições de muitas estradas, pontes e especialmente da infra-estrutura de transportes públicos são precárias, havendo uma necessidade significativa de recuperação.
Embora os transportes públicos, para os quais os investimentos em infraestruturas são cruciais, sejam ainda importantes para o objetivo de proteção climática, muitas vezes falta uma base de financiamento clara. O DStGB apresentou, portanto, propostas para um fundo de investimento de longo prazo, a fim de criar segurança no planeamento e fornecer os fundos necessários.
As obras da Postplatz não são apenas um evento local, mas parte de uma necessidade maior de investimento na estrutura de transportes. Resta saber como as novas vias e as medidas infraestruturais afetarão o volume de tráfego e a vida em Dresden. Entretanto, o centro de atendimento ao cliente na Postplatz permanecerá aberto durante as obras e paragens alternativas como Webergasse, Zwinger e Pirnaischer Platz permanecerão acessíveis aos passageiros.