Casa das delícias culinárias: o plov uzbeque conquista a Alum Street!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Maik Keppel está abrindo um novo restaurante de culinária da Ásia Central em Neustadt, especializado em plov uzbeque.

Maik Keppel eröffnet einen neuen Imbiss für zentralasiatische Küche in Neustadt, spezialisiert auf das usbekische Plov.
Maik Keppel está abrindo um novo restaurante de culinária da Ásia Central em Neustadt, especializado em plov uzbeque.

Casa das delícias culinárias: o plov uzbeque conquista a Alum Street!

Um novo hotspot culinário abriu em Dresden! Os fãs da culinária da Ásia Central agora podem esperar pela “Casa de Plov” na Alaunstrasse. Maik Keppel e seu pai Valeri lançaram no início de outubro esta lanchonete dedicada ao preparo do plov, prato nacional do Uzbequistão. Este prato também é muito popular no Cazaquistão e promete ser uma delícia para todos os amantes do arroz.

Preparar plov é uma verdadeira obra de arte que requer tempo e amor. A carne é primeiro salteada em cebola e gordura de cordeiro até adquirir uma cor bonita. Em seguida, são adicionadas cenouras frescas, seguidas de água e caldo para dar profundidade ao prato. O arroz é adicionado posteriormente junto com passas e grão de bico. O segredo também está na salga: aqui os chefs usam apenas sal-gema para realçar todo o sabor dos ingredientes. O plov é servido em uma tigela com a carne tenra por cima.

Diversas ofertas a preços acessíveis

O preço da lanchonete parece extremamente justo. O Tashken plov com carne de vaca está disponível por 10 euros, enquanto a versão com borrego sai por 12 euros. Além do conhecido plov, também é oferecida uma seleção de outros pratos regionais. Estes incluem o farto samsa – bolinhos de massa folhada recheados com carne, abóbora ou uma deliciosa mistura de espinafre e hortelã – bem como pelmeni tenro servido em caldo. Uma seleção de saladas e refrigerantes completam a oferta.

A “Casa de Plov” está aberta de terça a domingo. Nas primeiras semanas após a abertura, a resposta foi extremamente positiva, com muitos convidados até trazendo seus próprios recipientes para levar para casa ainda mais do delicioso plov. Maik Keppel também planeja convencer seu pai a trabalhar na lanchonete todos os dias no futuro.

O Plov – mais do que apenas um prato

Plov não é apenas um simples prato de arroz, mas reflete a identidade cultural do Uzbequistão. Este prato popular, também conhecido como “pilaf” ou “palov”, é motivo de orgulho para muitos uzbeques e é tradicionalmente servido em grandes celebrações, como casamentos ou feriados. Prepará-lo em uma panela grande, geralmente em forno holandês, realça o sabor e a textura característicos do prato. Além do preparo clássico com carne bovina ou cordeiro, existem inúmeras variações regionais que podem ser preparadas com frango ou até mesmo vegetarianas.

Algumas dicas são úteis para um preparo perfeito: O arroz utilizado deve ser de grão longo para atingir a consistência ideal. E o mais importante: o arroz não deve ser mexido durante o cozimento para preservar a estrutura. O Plov é tradicionalmente servido com salada de tomate e pepino e um copo de chá, que completa autenticamente a experiência culinária.

Para todos que já desenvolveram apetite por Plov: Você pode encontrar a “Casa de Plov” na Alaunstrasse 30, onde vários conceitos já abriram suas portas. Talvez uma visita a esta nova experiência de sabor também esteja na sua agenda da tarde?

Se quiser saber mais sobre o preparo, você pode visitar Mamãe ou Receitas de Emília olhe ao redor!

Pensando nisso: saboreie a sua refeição e descubra a culinária da Ásia Central!