Novo bicicletário em vez de mesquita: Dresden está causando polêmica!
Em Dresden, a construção de uma nova mesquita foi interrompida; em vez disso, estão sendo construídos um jardim para trânsito e uma área de prática de bicicletas para crianças.

Novo bicicletário em vez de mesquita: Dresden está causando polêmica!
Em Dresden, a construção de uma nova mesquita planejada permanece suspensa por enquanto. O comitê de construção decidiu recentemente por maioria que um jardim para trânsito e uma área de prática de bicicletas para crianças deveriam ser construídos na área designada perto de Straßburger Platz. Este plano foi aprovado na quarta-feira, e agora basta a aprovação da Câmara Municipal e a resolução de um bloco de mudança para selá-lo MDR relatado.
As circunstâncias atuais são tudo menos animadoras para a associação por trás da planejada nova construção da mesquita. O Centro Marwa Elsherbiny, que agora funciona como uma mesquita improvisada, será substituído por um novo edifício que poderá acomodar até 400 pessoas. Mas a licença de construção ainda demora muito para chegar, uma vez que apenas um projecto da comissão municipal de projecto foi apresentado até agora - ainda não existe um pedido formal de construção. Os obstáculos legais também parecem ser significativos: a cidade tem de provar o interesse público na área para poder elaborar o plano de desenvolvimento.
Ampla resistência à construção
No entanto, os planos para a mesquita em Johannstadt não são novos e têm enfrentado resistência durante anos. Houve repetidas petições e reclamações contra a construção. Particularmente digno de nota: A comunidade está sob vigilância do Gabinete para a Protecção da Constituição, o que alimenta ainda mais o debate em torno do projecto de construção Rádio Dresda relatado.
A CDU já havia solicitado um bicicletário neste local há um ano. Existem duas escolas nas imediações, razão pela qual a cidade pretende envolver a população na decisão de construção. Será criado um local adicional para uma área de prática de bicicleta no local da 113ª escola primária, próximo ao centro cultural existente. No entanto, isto poderia comprometer a licença de construção da mesquita vizinha, porque a propriedade onde a nova igreja seria construída deixará de estar disponível para a sua finalidade.
Significado cultural e social
A prefeita cultural Annekatrin Klepsch (à esquerda) enfatizou no ano passado que o direito de construir um local de culto para comunidades religiosas em sua própria propriedade deve ser reconhecido. Apesar deste anúncio claro, os responsáveis pela associação, fundada após a trágica morte de Marwa Elsherbiny, devem continuar a lutar pelo cumprimento deste direito. O escritório de arquitetura de Stuttgart encarregado do planejamento já apresentou visualizações do futuro edifício que são encorajadoras.
No geral, será emocionante ver como a situação em torno da construção da mesquita em Dresden continuará a evoluir. Tendo em conta a discussão social sobre religião e integração, é claro que também existem desafios e oportunidades para uma coexistência respeitosa aqui na Saxónia. À semelhança de outros projectos de construção, por exemplo em Colónia, onde a construção de uma mesquita representativa também desencadeou um intenso debate, a questão permanece aqui: quanto espaço damos aos desafios mencionados para crescermos juntos como comunidade? O conselho municipal votará os planos para o novo jardim de trânsito em junho – uma decisão que poderá ter consequências de longo alcance.