Teleférico sobre Fulda? O SPD prefere exigir melhores conexões de ônibus!
O presidente distrital do FDP, Mario Klotzsche, propõe um teleférico sobre Fulda, mas o SPD rejeita o projeto por fazer pouco sentido.

Teleférico sobre Fulda? O SPD prefere exigir melhores conexões de ônibus!
Numa altura em que são necessárias soluções de transporte inovadoras, o FDP em Fulda propõe um projecto corajoso: um teleférico que levará os clientes da estação ferroviária à universidade. Mario Klotzsche, presidente distrital do FDP, vê isto como uma excelente oportunidade para aliviar a pressão sobre o transporte público local na cidade. Ele recebe apoio do Dr. Jürgen Follmann, professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Darmstadt, que trabalhou com estudantes em estudos de viabilidade em diversas rotas. Os estudos confirmam a viabilidade técnica, mas a conclusão é clara: tudo sairá caro, como relata o Fuldaer Zeitung.
No entanto, a associação municipal do SPD está cética em relação à ideia do teleférico. Em vez de investir num caro teleférico, o SPD apela a um conceito bem pensado para melhorar o transporte de autocarros existente. “Vemos uma necessidade urgente de ação”, sublinha o partido, apontando para a lenta implementação do plano de transportes local. Uma melhor ligação ao transporte ferroviário nacional é considerada mais sensata. Em geral, o SPD considera os teleféricos de pouca utilidade porque se destinam a percursos topograficamente desafiadores - e Fulda não os oferece, segundo a opinião unânime dos membros do partido.
Críticas ao teleférico
A associação municipal do SPD está convencida de que o projeto do teleférico não apresenta uma relação custo-benefício adequada. “A ideia é muito cara, muito curta e oferece poucos benefícios”, explica um porta-voz. O SPD recomenda, portanto, não prosseguir com o projeto, enquanto novas ideias de mobilidade não forem descartadas. O partido também destaca a importância de um transporte público funcional e aceitável. Isto seria da maior importância, uma vez que o transporte de autocarro em Fulda é tudo menos ideal.
O pano de fundo dos teleféricos urbanos
O tema dos teleféricos urbanos é uma linha tênue na política de transportes alemã. O Ministro Federal da Digital e dos Transportes já publicou diretrizes para apoiar as cidades e as empresas de transportes na implementação de tais projetos. De acordo com o BMV, os teleféricos são ecológicos, podem ser implementados rapidamente e podem economizar espaço. Também são independentes do clima, o que pode ser uma vantagem em áreas urbanas.
Infelizmente, há pouca experiência prática na área de teleféricos urbanos na Alemanha, o que é evidenciado pela falta de projetos adequados nas grandes cidades. Sebastian Beck, da Drees & Sommer SE, enfatiza que, tendo em conta os engarrafamentos, o ruído e as emissões, os teleféricos urbanos devem tornar-se cada vez mais importantes. Mas os responsáveis em Fulda ainda não parecem estar convencidos disso. Em primeiro lugar, os transportes locais existentes devem ser optimizados, a fim de preparar os cidadãos para os meios de transporte do futuro.
Resta, portanto, saber se a revisão do projeto do teleférico continuará ou se a administração municipal avançará com as melhorias necessárias no transporte por ônibus. Uma coisa é certa: há muito a fazer se quiser moldar a mobilidade do futuro da Fulda.