O Aeroporto de Dresden comemora 90 anos: uma porta de entrada para um mundo em mudança!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Aeroporto de Dresden, em Klotzsche, está comemorando 90 anos de história da aviação com eventos de aniversário e visitas guiadas.

Der Flughafen Dresden in Klotzsche feiert 90 Jahre Luftfahrtgeschichte mit Jubiläumsveranstaltungen und Führungen.
O Aeroporto de Dresden, em Klotzsche, está comemorando 90 anos de história da aviação com eventos de aniversário e visitas guiadas.

O Aeroporto de Dresden comemora 90 anos: uma porta de entrada para um mundo em mudança!

No dia 11 de julho de 2025, o Aeroporto de Dresden comemorou um aniversário muito especial: 90 anos de história da aviação. Em um ambiente comemorativo, foi relembrado o desenvolvimento do aeroporto no distrito de Klotzsche, que se tornou um importante centro da indústria da aviação na Alemanha Central desde sua inauguração em 1935. [Aviation Direct](https://aviation.direct/flughafen-dresden- Feiert-90-jahre-luftfahrtgeschichte-ein-tor-zur-welt-im-wandel-der-zeit) relata que a história de o aeroporto é caracterizado por inovações técnicas, convulsões políticas e desenvolvimento económico.

O aeroporto, originalmente planejado como aeroporto militar e comercial, passou por inúmeras mudanças ao longo das décadas. Os primeiros movimentos de voos começaram já na década de 1920, mas em 1937 o aeroporto bateu a sua primeira grande marca com quase 8.000 passageiros. No entanto, o tráfego aéreo civil foi paralisado durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Luftwaffe assumiu o controle do aeroporto. Na década de 1950, o aeroporto recuperou a sua importância, nomeadamente graças à produção em série do avião de passageiros Il-14P e do primeiro avião a jato alemão "152", que descolou em 1958 - embora o protótipo tenha caído em 1959.

Celebrações e visitas guiadas de aniversário

Extensas celebrações foram organizadas para marcar este marco significativo. Desde a data do aniversário, também têm sido realizadas visitas especiais às instalações do aeroporto, oferecendo uma visão fascinante da história e das inovações técnicas do aeroporto. A partir de agosto deste ano, “Excursões históricas do aeroporto” mensais serão oferecidos no último domingo do mês. Pela entrada de 18 euros por pessoa, os participantes podem não só visitar o local, mas também conhecer de perto a última fuselagem restante da aeronave “152”, como o Dresdner Neueste Notícias relatório.

Outro destaque do aniversário é a palestra do historiador Dr. Ulrich Unger sobre a primeira piloto alemã, Melli Beese, que acontecerá no dia 26 de outubro de 2025. A inscrição também é possível através do site da Mitteldeutsche Flughafen AG (MFAG). O MFAG descreve o aeroporto como um “local com história e futuro” – mesmo que haja vozes críticas que questionem se o aeroporto continua a ter o direito de existir.

O aeroporto em números

As estatísticas mostram que desde a sua inauguração em 1935 até ao final de junho de 2025, foram contabilizados no aeroporto mais de 56 milhões de passageiros. Em 2024, o aeroporto registrou mais de 882 mil passageiros. Após a mudança política, o número de passageiros aéreos aumentou de cerca de 200.000 em 1990 para mais de um milhão em 1992. Isto mostra a importância do aeroporto para a região, tanto económica como culturalmente.

Hoje, mais de 4.000 pessoas trabalham direta ou indiretamente no aeroporto, principalmente na indústria da aviação. O Aeroporto de Dresden tem excelentes conexões estratégicas com centros internacionais como Frankfurt, Munique e Zurique. Além disso, empresas da indústria de semicondutores, incluindo a GlobalFoundries e a Infineon, instalaram-se nas proximidades, sublinhando ainda mais a importância económica do aeroporto. As Estatísticas do Gabinete Federal de Aviação apoiam estas conclusões e oferecem uma visão abrangente dos desenvolvimentos no setor da aviação na Alemanha.

O Aeroporto de Dresden planeia expandir ainda mais o seu papel como parceiro de mobilidade e local de inovação no futuro. Isto significa que continua a ser uma parte importante do panorama da aviação e da economia na Alemanha Central.