Dresden fecha todos os contentores de asilo: Um declínio no número de refugiados!
Dresden fechará seis acomodações de asilo até o final de 2025 devido ao declínio do número de requerentes de asilo. Os locais afetados são Gorbitz, Strehlen e Niedersedlitz.

Dresden fecha todos os contentores de asilo: Um declínio no número de refugiados!
Algo está a acontecer em Dresden que está a fazer com que muitas pessoas prestem atenção: a cidade está a planear encerrar seis casas transitórias para requerentes de asilo no final de 2025. Estas instalações de contentores, que foram construídas em propriedade da cidade há apenas dois anos, estão agora a ser encerradas devido ao declínio acentuado no número de requerentes de asilo recém-chegados. Vários locais da cidade foram afetados, incluindo Gorbitz, Strehlen, Löwenhainer Straße, Sachsenplatz e Windmühlenstraße em Niedersedlitz. Os contratos destas instalações não serão prorrogados; em vez disso, os contêineres serão desmontados e usados para outros fins, conforme relata o MDR.
No distrito da Saxônia do Norte, uma acomodação em Eilenburg também será fechada. O contrato de arrendamento dos contentores residenciais na área comercial de Schanzberg não será prorrogado, o que lamenta o administrador distrital Kai Emanuel. Apesar deste encerramento, há esforços para encontrar novos alojamentos em Eilenburg. Ele contradiz a suposição de que não haverá mais necessidade no futuro e aponta para uma flexibilização nos números atuais.
Número decrescente de requerentes de asilo
As razões para os encerramentos são claras: o número de requerentes de asilo tem diminuído desde 2024. Para o ano em curso, as autoridades municipais de Dresden esperam apenas 800 requerentes de asilo e mais 100 pessoas da Ucrânia. Para efeito de comparação: no ano de crise de 2023, havia 2.125 refugiados e em 2022, 1.556, como relata Tag24.
O plano para os locais individuais é o seguinte: 152 vagas serão fechadas em Niedersedlitz, 144 vagas em Strehlen e 48 vagas em Gorbitz. Os contentores de Seidnitz, Trachau e Johannstadt também são afetados, com um número total de 48 a 65 espaços. Os contentores, inicialmente limitados a 24 meses, já não atingiram obviamente todo o seu potencial.
Uma olhada nos dados
Se você olhar mais de perto, verá que o número de migração na Alemanha diminuirá no primeiro trimestre de 2025. A Polícia Federal relata cerca de 14.600 entradas não autorizadas, o que é 24% menos que no ano anterior. Os números relativos aos pedidos de asilo também são particularmente relevantes: embora quase 57.000 pedidos de asilo tenham sido registados em 2023, cerca de 25.500 pessoas solicitaram asilo em todo o ano de 2024. Integração Mediendienst refere-se a uma observação semelhante, que salienta que as entradas irregulares são difíceis de quantificar porque nem todos são gravado.
O encerramento de alojamentos para asilo em Dresden e no distrito da Saxónia do Norte reflecte uma tendência mais ampla que está relacionada com o declínio do número de refugiados. Será emocionante ver como a situação evoluirá nos próximos meses.