Estudantes saxões conquistam Taiwan: aventura de semicondutores no Extremo Oriente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os alunos de Dresden exploram Taiwan no programa de semicondutores para obter experiência intercultural e conhecimento do setor.

Dresdner Studenten erkunden Taiwan im Halbleiterprogramm, um interkulturelle Erfahrungen und Branchenkenntnisse zu sammeln.
Os alunos de Dresden exploram Taiwan no programa de semicondutores para obter experiência intercultural e conhecimento do setor.

Estudantes saxões conquistam Taiwan: aventura de semicondutores no Extremo Oriente!

Uma aventura emocionante para estudantes que não poderia ser mais emocionante! Com o seu Programa de Incubação de Talentos em Semicondutores (STIP), o Estado Livre da Saxónia conseguiu construir uma ponte entre a teoria e a prática na crescente indústria de semicondutores. Existem atualmente 30 estudantes saxões em Taiwan, onde eles não apenas estudam, mas também têm a oportunidade de obter insights interessantes sobre o mundo da TSMC. Josef Goldberger, que promove o programa localmente, conheceu recentemente alguns destes jovens talentos - incluindo Harald Waje, Jakob Kretzschmar e Alexander Klimmek - e levou-os a um café para conversar sobre as suas experiências e obter uma visão da cultura taiwanesa.

Harald Waje, que estuda física na TU Dresden, Jakob Kretzschmar, que estuda informática empresarial na HTW Dresden, e Alexander Klimmek, que está concluindo um curso duplo na Universidade Zittau/Görlitz, viajaram para Taiwan para explorar novas perspectivas em uma indústria que é afetada por uma grave escassez de trabalhadores qualificados. A TSMC, líder na fabricação de semicondutores, planeja construir novas fábricas em Taiwan, aumentando ainda mais a demanda por trabalhadores qualificados.

Insights sobre estudo e vida em Taiwan

Na primeira fase do programa, que vai até agosto de 2025, os alunos têm a oportunidade de estudar módulos de semicondutores da TSMC na National Taiwan University e de passar por testes práticos no Newcomer Training Center & Fab da TSMC em julho e agosto. Podem ser ganhos até 30 pontos ECTS. Embora os alunos tenham que ser cautelosos ao relatar as suas experiências de estágio na TSMC por enquanto - acordos de confidencialidade rigorosos restringem as suas informações - eles ainda estão entusiasmados com a nova perspectiva que adquiriram.

Os diferentes sistemas de estudo em Taiwan apresentam um certo desafio. Há mais trabalhos de casa e menos eventos, mas também a oportunidade de explorar o país de forma muito ativa. A história, a serra e a vasta oferta de atividades de lazer como caminhadas, ciclismo e surf atraem estudantes. Os destaques culinários, principalmente os famosos mercados noturnos com sua comida de rua, também fazem o coração dos estudantes bater mais forte.

Um programa importante para o futuro

Josef Goldberger também destaca a situação de segurança em Taiwan. Os cidadãos sentem-se seguros aqui, por isso os pertences pessoais muitas vezes podem ser deixados sem vigilância. Ele também menciona a administração amiga do cidadão, que possibilita muitos procedimentos administrativos de forma digital e conveniente em inglês. Um aspecto que muitos estudantes sentiriam falta em casa.

Mas por que tudo isso é tão importante? A indústria de semicondutores desempenha um papel crucial na transformação digital e verde, como descreve o Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática bmwk.de. Os semicondutores não são apenas a base das modernas tecnologias de comunicação, são também cruciais para a tecnologia médica precisa e contribuem para a proteção do clima. Embora a quota de mercado da Europa na produção mundial de semicondutores tenha caído para cerca de 8%, contra 21% em 2000, existem iniciativas significativas para fortalecer esta indústria.

O programa STIP não é, portanto, apenas uma oportunidade educacional; É um passo estratégico olhar para a concorrência internacional e expandir a sua própria competência num mercado futuro. Os próximos anos mostrarão quantos destes estudantes darão o salto para a indústria de semicondutores e que impulsos trarão consigo para a Saxónia.