Limite de aluguel estendido: Proteção contra usura na Saxônia até 2027!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dresden: Os preços dos aluguéis sobem, o limite cai para 15%. Novos regulamentos para proteger os inquilinos até junho de 2027.

Dresden: Mietpreise steigen, Kappungsgrenze sinkt auf 15%. Neue Regelungen zum Schutz der Mieter bis Juni 2027.
Dresden: Os preços dos aluguéis sobem, o limite cai para 15%. Novos regulamentos para proteger os inquilinos até junho de 2027.

Limite de aluguel estendido: Proteção contra usura na Saxônia até 2027!

Os preços dos aluguéis na Saxônia, especialmente nas grandes cidades de Leipzig e Dresden, apresentam uma tendência ascendente acentuada há anos. A fim de contrariar o aumento dos custos da habitação, o governo do estado da Saxónia ajustou o limite máximo. Isto foi reduzido de 20 para 15 por cento e é válido em Dresden desde 2014 e em Leipzig desde 2018. Este regulamento foi agora prorrogado por dois anos, até Junho de 2027, para proteger os inquilinos na região e protegê-los de aumentos dramáticos nas rendas. Sem esta medida, as rendas dos arrendamentos existentes teriam aumentado até 20 por cento a partir de julho de 2023, relata MDR.

O limite significa que os aluguéis dos arrendamentos existentes podem aumentar no máximo 15% dentro de três anos. Os novos arrendamentos, por outro lado, estão sujeitos ao limite máximo de rendas, que está em vigor para Leipzig e Dresden desde maio de 2022. Isto estipula que a renda para novos arrendamentos não pode ser superior a 10 por cento acima da renda comparativa local, o que se destina a ser um alívio significativo para muitos inquilinos. No entanto, se este regulamento não terminar, expirará no final de 2023. Para denunciar rendas excessivamente elevadas, foi lançada a aplicação de extorsão de rendas pelo partido Die Linke em Leipzig, que já gerou cerca de 800 denúncias de rendas exorbitantes.

O freio de aluguel em detalhes

O que exatamente está por trás do controle de aluguel? O seu objetivo é limitar o nível de renda para novas locações ou relocações, caso a habitação a preços acessíveis esteja em risco. Como parte de uma alteração à lei de arrendamento que está em vigor em toda a Alemanha desde julho de 2015, a Saxónia também foi adicionada à lista de regiões em que o limite máximo de renda se aplica. A regra estabelece que o aluguel não deve exceder o aluguel comparativo local em mais de 10%. As exceções aqui são os edifícios novos e os apartamentos amplamente modernizados, que não são afetados por esta regra. bau-wohnen.sachsen.de explicou.

Na Saxônia, a Portaria de Limitação de Aluguéis entrou em vigor em 13 de julho de 2022, e as cidades de Dresden e Leipzig foram designadas como áreas com mercados imobiliários restritos. Para garantir que as rendas não ultrapassam o aceitável, são estabelecidas várias exceções, tais como rendas de arrendamentos anteriores ou após modernizações, conforme regulamentado nas Secções 556e e 556f do Código Civil Alemão (BGB).

Uma olhada na situação na Saxônia

O aumento dos preços dos aluguéis causou inquietação para muitos inquilinos nos últimos anos. As medidas legais do governo estadual são um passo na direção certa, mas resta saber até que ponto serão eficazes na estabilização dos preços dos aluguéis. A discussão sobre habitação acessível continuará, portanto, a desempenhar um papel importante nos próximos anos.