Drama de vandalismo: opereta estatal pega fogo – quem é o culpado?
A iniciativa dos cidadãos documenta o vandalismo na Opereta do Estado de Leuben enquanto a polícia e a administração municipal investigam.

Drama de vandalismo: opereta estatal pega fogo – quem é o culpado?
As coisas estão fervendo em Dresden: a velha opereta estatal atraiu recentemente atenção indesejada não só devido ao vandalismo e roubo, mas também devido a um incêndio devastador que eclodiu no final de maio de 2025. O incidente levantou muitas questões sobre a segurança e a cronologia dos acontecimentos. Parece que a iniciativa de cidadania, que está ativa desde dezembro de 2023, tem feito muito para documentar a deterioração do edifício histórico e informar a cidade.
Durante uma inspeção inicial da iniciativa, não só foram perdidos no edifício equipamentos técnicos pesados, como cabos de cobre, tubos de cobre e radiadores, mas também foram descobertos dispositivos incendiários e pequenos fogos de artifício. A iniciativa relata que um integrante viu uma janela aberta e observou adolescentes lá dentro. Um vídeo que documenta o incêndio no auditório também levanta questões: foi resultado de incêndio criminoso deliberado? John Pietzko, um membro dedicado do grupo, percebeu o cheiro de queimado durante sua inspeção e viu chamas no salão principal. Na verdade, depois de inúmeras advertências da iniciativa, como a falta de videovigilância e rondas de segurança, a cidade pouco fez sobre o assunto.
Problemas de segurança e declínio do estado de alerta
As investigações policiais agora também visam possíveis gangues juvenis, mas sem qualquer suspeita específica dos perpetradores. Até que ponto a cidade cumpriu a sua responsabilidade permanece questionável. A iniciativa já havia apontado diversas vezes a situação precária – mas até então sem mudanças perceptíveis. Rainer Kempe está agora a planear salvar partes do edifício danificado e possivelmente reviver a opereta estatal. O auditório e a estrutura da cobertura provavelmente sofreram graves danos. Uma possível utilização do edifício do vestiário e do edifício principal para projetos criativos seria certamente boa para o espírito comunitário da cidade.
A situação relativa ao roubo de cobre é particularmente preocupante, o que também aponta para problemas económicos maiores. De acordo com uma investigação, a Deutsche Bahn sofreu danos de cerca de 6,6 milhões de euros devido ao roubo de cobre só em 2022. Isto deixa claro que o roubo de metais não ferrosos, especialmente cobre, é um problema crescente que afecta não só edifícios históricos, mas também infra-estruturas críticas. Esta condição também significa que um total de 2.644 comboios foram afectados devido a tais incidentes e ocorreram mais de 700 horas de atraso, afectando significativamente a entrega pontual de muitas empresas.
Uma olhada no incêndio criminoso na Alemanha
De acordo com a Polícia Criminal Federal, numerosos casos de incêndio criminoso ocorrem na Alemanha todos os anos. De 2014 a 2024 os números aumentaram de forma alarmante. Em 2024, registou-se um aumento significativo em comparação com anos anteriores, o que só aumenta as preocupações sobre a criminalidade juvenil e as medidas de prevenção inadequadas por parte das autoridades. Os dados compilados até Abril de 2025 mostram claramente que o incêndio criminoso já não é um incidente isolado, mas um sintoma de problemas sociais mais profundos.
Nesta situação tensa, surge a questão de como podem ser evitados incidentes futuros, como o incêndio na antiga opereta estatal. Para sublinhar a urgência das medidas de segurança, agora é o momento de finalmente tomar as medidas adequadas. O tempo de observação definitivamente acabou quando se trata de proteger os tesouros culturais de Dresden.