Grande impacto: tráfego ferroviário do Vale do Elba entre Dresden e Praga paralisado!
Tráfego de trens em Dresden afetado: reforma no Vale do Elba causará cancelamentos e desvios até dezembro de 2025. Saiba mais aqui.

Grande impacto: tráfego ferroviário do Vale do Elba entre Dresden e Praga paralisado!
Nos próximos dias, os viajantes na região de Dresden terão de esperar restrições visíveis ao tráfego ferroviário. A razão para isto é a renovação da linha ferroviária internacional no vale do Elba entre Schöna e a estação de carga de Bad Schandau Ost, que é ruidosa MDR durará até sexta-feira. Os efeitos são particularmente perceptíveis para viajantes e excursionistas. Durante o dia, os trens da Eurocity são cancelados e os viajantes entre Dresden e Ústí nad Labem têm que viajar de ônibus.
O European Sleeper, que circula entre Bruxelas e Praga, também é afetado. Aqui você tem que mudar para ônibus entre Dresden e Praga. Já os trens internacionais de longa distância só param à noite, a partir das 19h. por volta das 8h. O Railjet “Vindobona” entre Berlim e Graz também foi totalmente cancelado no final do ano, o que teve um impacto significativo no planejamento de viagens. Os passageiros da Ferrovia do Parque Nacional U28, que circula entre Sebnitz e Děčín, também enfrentarão portas fechadas durante o dia; esta conexão falha completamente.
Renovações gerais e suas consequências
Os trabalhos de renovação no Vale do Elba fazem parte de uma estratégia abrangente da Deutsche Bahn, que pretende iniciar a renovação geral nas principais rotas no próximo ano. A rota Hamburgo-Berlim terá início em agosto de 2025, com obras previstas para terminar em abril de 2026. Isso poderá custar ao tráfego mais de 4.000 quilômetros de trilhos, como o notícias diárias relatado. Para tornar as restrições mais vigorosas para os viajantes, estão planejados ônibus substitutos. Estes serão livres de barreiras e equipados com WiFi.
A renovação geral inclui não só a renovação de infra-estruturas básicas, como vias e interruptores, mas também a modernização das estações e a introdução de sistemas digitais para melhorar a capacidade. De 2024 a 2035, os passageiros terão de esperar tempos de viagem mais longos e possíveis alterações nos seus percursos habituais, uma vez que o transporte de longa distância será realizado em rotas diversivas.
Passo a passo para melhorar
O governo federal e a Deutsche Bahn uniram forças para lançar a maior onda de modernização desde 1994. Investimentos anuais no valor de milhares de milhões destinam-se a ajudar a melhorar a pontualidade e a qualidade no transporte ferroviário, tanto a nível regional como de longa distância. Como BD anunciou que 40 trechos da rota serão reformados até 2030, o que deverá trazer benefícios de longo prazo aos viajantes.
As atuais restrições não são o fim, mas sim o início de um caminho rumo a uma melhor rede ferroviária. Resta esperar que os desvios e atrasos causados pela renovação sejam em breve uma coisa do passado e que os viajantes possam esperar serviços ferroviários ainda mais fiáveis e confortáveis no futuro.