Dresden está planejando uma ponte Carola de quatro pistas: partida ou paralisação?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dresden está planejando construir uma nova Ponte Carola com quatro pistas; Resolução do conselho municipal para uma estrutura de transporte sustentável.

Dresden plant den Neubau der Carolabrücke mit vier Fahrspuren; Stadtratsbeschluss für zukunftsfähige Verkehrsstruktur.
Dresden está planejando construir uma nova Ponte Carola com quatro pistas; Resolução do conselho municipal para uma estrutura de transporte sustentável.

Dresden está planejando uma ponte Carola de quatro pistas: partida ou paralisação?

A Câmara Municipal de Dresden tomou uma decisão de longo alcance na quinta-feira passada: a maioria votou pela reconstrução da Ponte Carola com quatro faixas. Isto significa que a ponte antiga será demolida e foi tomada uma decisão fundamental para construir uma nova que irá melhorar as ligações de transportes e o desenvolvimento urbano. Como o DNN relatou, no entanto, que houve discussões acaloradas e disputas ideológicas em torno desta decisão, que foram acompanhadas por um relatório de análise do repórter-chefe da DNN, Thomas Baumann-Hartwig.

A administração da cidade já havia proposto uma ponte substituta para a ponte com base em um relatório jurídico abrangente. Este relatório avalia vários cenários processuais e confirma que um novo edifício pode ser concebido de forma oportuna e sustentável. Os défices da ponte antiga deverão ser eliminados pela nova construção e o tráfego futuro e o desenvolvimento urbano serão suficientemente tidos em conta. Isto significa que não só a mobilidade dos veículos motorizados será garantida, mas também os transportes públicos locais, a bicicleta e a caminhada serão tidos em conta no planeamento.

Nove pontos-chave para o novo edifício

Para implementar o projecto, a Câmara Municipal decidiu nove pontos-chave, que dizem respeito, entre outros aspectos, ao desenho, protecção dos monumentos, construção, manutenção, bem como ao encaminhamento do tráfego e às ligações às ruas e ciclovias existentes. O Administração municipal enfatizou que quatro escritórios de planejamento estarão envolvidos na licitação para desenvolver propostas concretas de implementação. Além disso, será criado um comité de acompanhamento composto por representantes de todos os grupos políticos, bem como de associações empresariais, de transportes e ambientais. O objetivo é aumentar a transparência e a participação dos cidadãos em todo o processo.

Mas embora a decisão sobre a Ponte Carola esteja na vanguarda da política municipal, ao mesmo tempo há também um compromisso social: cerca de 240 jovens participaram do dia de ação “Genial Social” para se envolverem na administração da cidade e doarem seus ganhos para projetos sociais. Além disso, espera-se uma forte participação de cerca de 2.000 alunos no dia do distintivo esportivo da StadtSportBund Dresden e.V. no complexo desportivo Bodenbacher Straße, o que sublinha o grande interesse pelas actividades desportivas.

Questões globais em foco

Paralelamente às iniciativas e decisões locais, a cimeira da NATO tem lugar a nível internacional em Haia, na qual 32 chefes de estado e de governo discutem questões importantes como as despesas com a defesa, o conflito na Ucrânia e a situação no Médio Oriente. Entre outras coisas, o Secretário-Geral Rutte está a planear a obrigação de os membros da NATO investirem 3,5% do produto interno bruto na defesa. Estas questões não só influenciam a agenda global, mas também lançam luz sobre a situação de segurança na Alemanha, representada pelo Chanceler Merz, pelo Ministro da Defesa Pistorius e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Wadephul.

No geral, a decisão pela Ponte Carola é mais do que apenas uma medida técnica. Insere-se no contexto de uma discussão mais ampla sobre mobilidade e desenvolvimento urbano, que também está a ser discutida pelo Berliner Plano de desenvolvimento urbano MoVe é influenciado. O plano visa aumentar a proporção de meios de transporte ecológicos até 2030 e, ao mesmo tempo, abrandar a tendência para um maior tráfego de veículos. Então Dresden tem um bom talento para combinar infraestrutura tradicional e conceitos modernos de mobilidade? Os próximos desenvolvimentos serão mostrados.