Alerta vermelho! A qualidade do ar em Dresden é muito ruim!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dados atuais de qualidade do ar de Dresden em 20 de junho de 2025: foco nos níveis de poeira fina, valores limite e recomendações de saúde.

Aktuelle Luftqualitätsdaten aus Dresden am 20.06.2025: Feinstaubwerte, Grenzwerte und gesundheitliche Empfehlungen im Fokus.
Dados atuais de qualidade do ar de Dresden em 20 de junho de 2025: foco nos níveis de poeira fina, valores limite e recomendações de saúde.

Alerta vermelho! A qualidade do ar em Dresden é muito ruim!

A qualidade do ar em Dresden continua a ser uma questão explosiva que afecta muitos de nós. De acordo com as medições atuais, a estação de medição na Winckelmannstraße registrou partículas finas de poeira de até PM10 por metro cúbico de ar. O valor limite para poeiras finas é de 50 microgramas por metro cúbico, que não pode ser ultrapassado mais de 35 vezes por ano, para não pôr em perigo a saúde da população. Fornece informações mais detalhadas sobre este dnn.de.

A qualidade do ar é avaliada não apenas pelas partículas, mas também pelo dióxido de azoto e pelo ozono. Os seguintes valores limites se aplicam:

  • Sehr schlecht: Stickstoffdioxid > 200 μg/m³, Feinstaub > 100 μg/m³, Ozon > 240 μg/m³.
  • Schlecht: Stickstoffdioxid 101-200 μg/m³, Feinstaub 51-100 μg/m³, Ozon 181-240 μg/m³.
  • Mäßig: Stickstoffdioxid 41-100 μg/m³, Feinstaub 35-50 μg/m³, Ozon 121-180 μg/m³.

Efeitos da poluição do ar na saúde

Os riscos para a saúde causados ​​pela poluição atmosférica não devem ser subestimados. De acordo com a Agência Federal do Ambiente, ocorrem cerca de 240.000 mortes prematuras todos os anos na UE devido à poeira fina. É claro que devemos prestar atenção à qualidade do ar. Pessoas sensíveis estão particularmente em risco e devem evitar esforços físicos ao ar livre se a qualidade do ar for ruim Umweltbundesamt.de enfatizou.

Além disso, dados abrangentes mostram que, entre 2005 e 2022, as mortes na UE atribuíveis às partículas (PM2,5) foram reduzidas em 45%. No entanto, a poluição atmosférica continua a ser o maior risco ambiental para a saúde na Europa. Em 2022, estima-se que 239.000 mortes custarão enormemente à sociedade, embora estas pudessem ter sido evitadas se as directrizes da OMS tivessem sido respeitadas. Esses fatos vêm de uma análise de eea.europa.eu.

Partículas e condições climáticas

A distribuição de partículas no ar não é apenas resultado das atividades humanas, mas também depende altamente das condições climáticas. As condições climáticas de inversão podem levar a horas de estresse. Os fogos de artifício da véspera de Ano Novo também são um tema frequentemente discutido. Embora cause poeira fina, a quantidade não é significativa em comparação com a poluição anual. No entanto: Depois da meia-noite, a concentração de poeira fina pode aumentar, o que pode ser problemático em conjunto com condições climáticas desfavoráveis.

No geral, continua a ser uma tarefa conjunta monitorizar e melhorar continuamente a qualidade do ar em Dresden e noutros locais. Vamos ficar atentos e nos informar sobre os valores atuais para podermos passar o dia a dia com saúde!