Insuportavelmente forte: exposição sobre o movimento das mulheres da RDA em Dresden!”
Exposição sobre o movimento feminino na RDA no Kulturpalast Dresden de 21 de julho a 14 de agosto - importância para a igualdade de direitos.

Insuportavelmente forte: exposição sobre o movimento das mulheres da RDA em Dresden!”
Você está pronto para mergulhar na historiografia do movimento feminista na RDA? A partir de 21 de julho de 2025, as Bibliotecas Municipais de Dresden e a Universidade Técnica de Dresden convidam você para uma emocionante exposição intitulada“Juntos somos insuportáveis”um. Este evento, organizado pela Agência para a Educação – História, Política e Mídia e.V., destaca o papel do movimento de mulheres, que deu um contributo significativo para a Revolução Pacífica.
A exposição pode ser vista até 14 de agosto na Biblioteca Central do Kulturpalast Dresden, Schloßstraße 2. A inauguração acontecerá no dia 24 de julho, às 18h. e será apresentado por um podcast ao vivo da Universidade Técnica intituladoVocê pergunta, nós explicamosassim como a sériePalestras TUD Plus, moderado por Lisa-Marie Eberharter, acompanhada.
Uma voz importante no discurso social
Annekatrin Klepsch, representante da cultura, ciência e turismo em Dresden, enfatiza a importância do movimento das mulheres no debate social atual. Os actores do movimento não foram apenas pioneiros da igualdade de direitos, mas também organizaram panfletos críticos e protestos sob a vigilância da Stasi. As suas ideias continuam a influenciar as discussões sobre liberdade, igualdade e coragem civil na Alemanha hoje.
Desde os primeiros anos após a Segunda Guerra Mundial, as mulheres na Alemanha estiveram ativamente comprometidas com os seus direitos. A formação de dirigentes da Associação Democrática de Mulheres da Alemanha (DFD) ocorreu em Freiberg em 1947, logo após a fundação da organização. No ano em que foi fundado, o DFD já contava com mais de 200 mil membros e representava uma instituição central para o movimento de mulheres.
Raízes e resistência do movimento feminista
O movimento das mulheres na RDA caracterizou-se por uma nova autoconfiança feminista e pela exigência de igualdade em diversas áreas da sociedade. Entre outras coisas, o DFD apelou à abertura dos empregos tradicionais dos homens às mulheres e esteve activamente envolvido na elaboração de leis. Apesar dos sucessos iniciais, a emancipação política das mulheres na RDA estagnou, principalmente devido à influência do Partido da Unidade Socialista da Alemanha (SED).
Um marco foi a ancoragem do Artigo 7 na constituição da RDA de 1949, que afirma: “Homens e mulheres têm direitos iguais”. As mulheres do DFD iniciaram esta iniciativa. Mas com o tempo, o DFD perdeu a sua independência devido a conflitos internos e à integração no sistema SED, o que acabou por reduzir as conquistas políticas das mulheres e prejudicar o fortalecimento da sua posição social.
O evento final, no dia 14 de agosto, proporcionará uma oportunidade de ouvir testemunhas e atores contemporâneos e aprender sobre suas experiências e percepções. Há um extenso programa de acompanhamento da Universidade Técnica de Dresden com conversas, filmes e contribuições de estudantes que irão aprofundar o complexo tema do movimento das mulheres.
Aproveite para vivenciar em primeira mão as histórias de mulheres que tanto lutaram pela igualdade e inspire-se em um pedaço da história que ainda hoje é relevante. A associação Wochenkurier, a Cidade de Dresden e o bpb abordaram este importante tema, que estimula o pensamento e sublinha a relevância do movimento das mulheres para a nossa sociedade hoje.