A Gastrofabrik em Plauen faliu: o que acontece com seus vouchers?
Em Plauen, seis restaurantes, incluindo centros de bowling e restaurantes, estão a fechar devido à insolvência da Gastrofabrik. Os efeitos nos vouchers não são claros.

A Gastrofabrik em Plauen faliu: o que acontece com seus vouchers?
Em Plauen, a insolvência da Gastrofabrik está a causar grande agitação entre os visitantes do restaurante. Soube-se que vários locais estavam a encerrar, o que aconteceu num curto espaço de tempo. Estes incluem o centro de bowling “Number One” e o “Steyr Almgasthof” em Zwickau. Muitos convidados estão se perguntando o que acontecerá com os vouchers de boliche e café da manhã que já foram emitidos. Esses vouchers eram frequentemente usados como presentes e agora há uma grande incerteza. Freie Presse relata os medos dos cidadãos que temem que seus vouchers possam ser inúteis.
Esses fechamentos fazem parte de uma tendência maior que está afetando duramente a indústria de restaurantes da região. Segundo Blick, outros seis restaurantes Gastrofabrik estão à beira do fim. O centro de bowling “Number One” está fechado desde o final de Maio, e o “Steyr Almgasthof” também teve a sua última abertura em 31 de Maio de 2025. Isto é particularmente lamentável, uma vez que a Gastrofabrik só recentemente introduziu novos conceitos para fazer face às medidas de austeridade na indústria da restauração. Os encerramentos do Zweibar e do recém-inaugurado restaurante do Porto chamaram especial atenção. Apenas Uluru está aberto até ao final de junho, mas o seu destino também é incerto. Blick confirmou os fechamentos com informações de dois fornecedores.
Os antecedentes do desenvolvimento da crise
Mas o que está por trás desta onda de falências? A indústria da restauração sofreu muito nos últimos anos, principalmente devido à inflação e ao aumento dos custos. De acordo com Patrik-Ludwig Hantzsch da Creditreform, as vendas e os lucros neste sector, ajustados aos preços, ainda estão abaixo do nível de 2019. Os números falam por si: houve quase 48.000 encerramentos na indústria em todo o país desde 2020. O subgrupo de fornecedores de catering e de serviços de alimentação é particularmente atingido, com um aumento de 67 por cento nas falências. Restaurantes e pubs também devem esperar um aumento de 32%. Creditreform aponta as diferenças regionais na suscetibilidade à insolvência, com a Saxônia liderando com um aumento de 53 por cento.
No geral, a situação dos restaurantes em Plauen e além é tensa. O aumento do imposto sobre vendas de alimentos no início do ano não melhorou a falta de receitas e está deixando muitas empresas preocupadas com a sua existência. A extensão dos encerramentos levanta preocupações de que a cena gastronómica da região seja permanentemente danificada.
As questões sobre o futuro são inúmeras, seja sobre os restantes vouchers ou sobre o encerramento geral dos restaurantes. Muitos esperam que haja luz ao fundo do túnel no sector da restauração, mas as incertezas continuam grandes.