A retirada de água é proibida em Dresden a partir de julho: a seca de verão atinge!
A partir de julho de 2025, Dresden adotará a proibição de retirar água dos rios para salvaguardar o equilíbrio natural face à seca.

A retirada de água é proibida em Dresden a partir de julho: a seca de verão atinge!
A partir de julho, haverá uma proibição importante em Dresden para quem gosta de tirar água de corpos hídricos locais. A partir de terça-feira, 1º de julho de 2025, fica proibida a retirada de água de rios e córregos em toda a cidade. Esta medida vigorará até 31 de outubro de 2025. A razão desta proibição é a falta de chuvas que se verifica desde abril, o que fez com que os níveis de muitas massas de água caíssem para níveis alarmantemente baixos e até levou à secagem planeada de algumas massas de água. O chefe do órgão ambiental, René Herold, informou sobre a elevada evaporação nos dias quentes de verão e os riscos associados para o equilíbrio natural.
Como enfatiza o Neustadt-Ticker, os rios e riachos na área da cidade não podem mais ser explorados com bombas ou embarcações manuais. Embora os níveis das águas subterrâneas estejam actualmente dentro dos limites normais e cerca de 40 centímetros abaixo da média mensal dos últimos 17 anos, esta medida visa proteger o equilíbrio natural e evitar possíveis consequências negativas.
Sem restrições às águas subterrâneas
Felizmente, actualmente não há necessidade de restringir a utilização de águas subterrâneas. As medições atuais mostram que os níveis das águas subterrâneas não podem ser comparados com os valores críticos de 2019 e 2020. A Agência Ambiental afirma que os níveis das águas subterrâneas estão atualmente estáveis. No entanto, é aconselhável ser particularmente cuidadoso e económico na utilização da água, como salienta o portal de imprensa da cidade de Dresden.
Para minimizar o consumo de água, a Agência Ambiental recomenda o uso de água da chuva sempre que possível. Especialmente ao regar, você deve preferir de manhã cedo ou tarde da noite para evitar perdas por evaporação. Isto não só faz sentido do ponto de vista ecológico, mas também pode ajudá-lo a manter a sua conta de água sob controlo.
Um olhar além dos limites da cidade
Dresden não está sozinha neste problema. Muitas outras regiões da Alemanha também enfrentam problemas de escassez de água e já impuseram restrições à retirada de água. De acordo com Geo, medidas semelhantes foram tomadas especialmente em Brandemburgo, Saxônia-Anhalt e Renânia do Norte-Vestfália. O risco de um período de seca está a aumentar e o monitor de seca do Centro Helmholtz mostra uma seca crescente, especialmente no leste da Alemanha.
As violações da proibição de remoção em Dresden podem resultar em multas a partir de 50 euros. Isto deixa mais uma vez claro a importância de aderir às novas regras e de tratar os recursos hídricos com respeito. Algo está acontecendo, por assim dizer, e cabe a todos nós proteger bem este valioso material.