Ataque com faca no bonde de Dresden: americanos feridos!
Um americano foi esfaqueado num bonde de Dresden em Neustädter Markt. A polícia procura testemunhas.

Ataque com faca no bonde de Dresden: americanos feridos!
Numa noite que terminou tragicamente para um jovem americano de 21 anos, ele foi esfaqueado num eléctrico de Dresden, em Innere Neustadt. O incidente ocorreu por volta das 12h25 na parada Neustädter Markt, quando o jovem interveio para proteger um grupo de passageiros do sexo feminino de dois homens assediadores. Na altercação que se seguiu, ele foi atacado com uma faca e sofreu graves cortes no rosto. Felizmente, a polícia conseguiu prender um dos dois supostos perpetradores, um sírio de 21 anos, nas proximidades, enquanto o cúmplice fugitivo permanece desconhecido. A investigação sobre lesões corporais perigosas está em andamento. [Welt] informa que o sírio detido foi agora libertado pelo Ministério Público porque não havia motivos suficientes para a sua detenção. A polícia procura agora testemunhas do incidente, especialmente passageiros da linha 7 do eléctrico.
O americano ferido, natural de Nova York, falou em um comovente vídeo no Instagram no qual descreveu suas experiências no hospital, onde foi visto com um ferimento enfaixado. “Tenho a sensação de que a imigração se tornou um problema na Alemanha”, disse ele, expressando a sua preocupação com os actuais fluxos migratórios. Ele também trabalhou como modelo e praticou artes marciais mistas. Antes do incidente, ele estava envolvido no corpo de bombeiros de Dresden, o que sublinha seu caráter como membro ativo da sociedade. [Mundo]
Um aspecto triste desta tragédia é o contexto em que incidentes semelhantes estão a aumentar na Alemanha. Já em julho de 2023 houve outro ataque fatal com faca a um bonde em Dresden. Um somali de 33 anos esfaqueou um compatriota de 40 anos. O perpetrador, que também era doente mental, foi então internado em um hospital psiquiátrico. Esses incidentes destacam o aumento do crime violento em espaços públicos. Os números mostram que a taxa de ataques com faca registados pela polícia na Alemanha aumentou nos últimos anos. [Statista] deixa claro que há uma tendência preocupante quando se trata de segurança nas cidades.
Os acontecimentos atuais não desafiam apenas a polícia e o poder judicial, mas também a sociedade, que tem de lidar com os medos e desafios associados. Embora a polícia de Dresden continue a convocar testemunhas para o incidente, resta saber como os acontecimentos serão processados na percepção pública.