Parklets em Neustadt: Prêmios para os melhores mini terraços!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Parklets foram introduzidos pela primeira vez em Outer Neustadt, em Dresden, para melhorar a qualidade de vida e de estadia.

In der Äußeren Neustadt in Dresden wurden erstmals Parklets eingeführt, um Lebensqualität und Aufenthaltsqualität zu verbessern.
Parklets foram introduzidos pela primeira vez em Outer Neustadt, em Dresden, para melhorar a qualidade de vida e de estadia.

Parklets em Neustadt: Prêmios para os melhores mini terraços!

Na Outer Neustadt de Dresden, o verão de 2025 trouxe uma brisa fresca à paisagem urbana. Pequenos mini terraços, também conhecidos como parklets, foram aqui instalados pela primeira vez. Estas encantadoras zonas de estar substituem um ou dois lugares de estacionamento à beira da estrada e convidam assim os cidadãos a permanecerem, o que aparentemente funciona muito bem. Alto Rádio Dresda Cada parklet pode acomodar confortavelmente até uma dezena de visitantes e garante melhor qualidade de vida no bairro.

Quase duas dúzias de parklets foram instalados na área ao redor de Louisenstrasse e Alaunstrasse. A Fundação Outer Neustadt não só garantiu a criação destes pequenos oásis, mas também atribuiu prémios às melhores instalações. Três parklets destacaram-se em particular: o parklet da Martin-Luther-Platz 1 foi premiado com 500 euros, o da Alaunstrasse 29a recebeu 250 euros e um parklet móvel que apela a uma “transição de transporte” também foi premiado com 250 euros. Estas iniciativas são um passo na direção certa para aumentar a qualidade de vida na cidade.

Para onde vão os parklets?

A fundação espera que os parklets sejam um bem duradouro para a nova cidade. Uwe Schneider, membro do conselho da fundação, enfatiza a importância de projetar espaços públicos e apela ativamente a ideias criativas para melhorar a utilização do espaço urbano. Estes prémios não são apenas simbólicos, mas também pretendem criar incentivos para que os parklets continuem a existir. Futuramente, será afixada em cada parklet premiado uma pequena placa que comemora a premiação e ao mesmo tempo reconhece os esforços para tornar a cidade mais bonita a Fundação Dresden-Neustadt.

Mas isso não é tudo! A administração da cidade está a planear mais um passo na política de transportes para 2026. Um teste de trânsito na Louisenstrasse pretende mostrar como os espaços de estacionamento podem, por vezes, ser utilizados de forma diferente, a fim de nos aproximarmos do cenário de um centro de cidade habitável.

A grande mudança nas cidades do interior

A introdução de parklets é apenas uma das muitas respostas aos desafios dos últimos anos. A pandemia da COVID-19 acelerou enormemente a tendência de redesenhar os espaços públicos. Um estudo actual da Iniciativa Fraunhofer Morgenstadt, que trata da situação do centro das cidades como parte da série de investigação “#ELASTICITY”, mostra que impressionantes 72 por cento dos cidadãos querem mudanças abrangentes nos centros das cidades. O estudo afirma que os centros das cidades não são apenas locais de lazer e comércio, mas também devem oferecer espaço para intercâmbio social e discurso político.

O futuro do desenvolvimento do centro das cidades é apresentado como uma combinação de habitação, comércio, mobilidade e lazer. É necessário pensar em conjunto diferentes segmentos da cidade, a fim de criar um centro urbano vital e multifuncional que seja social e ecologicamente sustentável. Estas abordagens não só promovem a atratividade da cidade, mas também o bem-estar geral dos seus residentes.

O caminho para o centro da cidade ideal ainda é longo, mas projetos como os parklets em Outer Neustadt mostram que a cidade está no caminho certo - agora é hora de persistir e manter a criatividade!