Prêmio Lohfert 2025: Hospital Universitário de Dresden vence com projeto sustentável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Prêmio Lohfert 2025 vai para o Hospital Universitário de Dresden por projetos inovadores de sustentabilidade no sistema de saúde.

Der Lohfert-Preis 2025 geht an das Universitätsklinikum Dresden für innovative Nachhaltigkeitsprojekte im Gesundheitswesen.
O Prêmio Lohfert 2025 vai para o Hospital Universitário de Dresden por projetos inovadores de sustentabilidade no sistema de saúde.

Prêmio Lohfert 2025: Hospital Universitário de Dresden vence com projeto sustentável!

O Hospital Universitário de Dresden pode esperar um prêmio importante. No dia 5 de junho de 2025, o Prêmio Lohfert 2025 foi concedido ao projeto “Carus Green – Sustentabilidade e maior compatibilidade ambiental no Hospital Universitário de Dresden”. Esta iniciativa, que começou como um projeto de estágio em 2012 e posteriormente convertido num grupo de trabalho de colaboradores, visa ancorar a sustentabilidade no quotidiano hospitalar e reduzir sensivelmente o impacto ecológico. KMA on-line informa que a Fundação Christoph Lohfert dota o prémio com 20.000 euros e que isto acontece pela 13ª vez.

O júri, presidido pelo Dr. Andreas Tecklenburg, honrou a abordagem holística do “Carus Green”, que promove a integração de colaboradores de diferentes áreas especializadas. Patrick Emmerlich, que coordena atividades na área de ecologia hospitalar desde 2022, está trabalhando ativamente na introdução de um sistema de gestão ambiental de acordo com a ISO 50001. Melhorias sustentáveis ​​podem ser alcançadas através da identificação de áreas de ação ecologicamente relevantes, como energia e gestão de recursos, medidas estruturais, bem como educação, mobilidade e design de campus.

Os objetivos mais importantes

O tema do Prêmio Lohfert 2025 gira em torno de “Hospital VERDE – proteção ambiental e eficiência de recursos em hospitais”. Estas tarefas são extremamente relevantes porque o sector da saúde contribui significativamente para as alterações climáticas e a poluição ambiental. Abordagens inovadoras para evitar e separar resíduos, sistemas energeticamente eficientes e conceitos de aquisição ecológicos estão, portanto, em primeiro plano. A Fundação Christoph Lohfert salienta que os hospitais devem ser modelos valiosos em matéria de sensibilização ambiental e de utilização eficiente dos recursos.

A excelente iniciativa já inspirou outras instituições de saúde. Por exemplo, o Hospital Universitário Hamburg-Eppendorf, o Hospital Universitário Schleswig-Holstein e o Hospital Stuttgart receberam menções honrosas pelos seus projetos de sustentabilidade. Esse aumento de aplicações – 58 no total – mostra que muitas instituições estão cada vez mais preocupadas em reduzir poluentes em anestesia e cirurgia.

Curso seguro para o futuro das compras

Mas não são apenas as iniciativas ambientais que são importantes. As compras no setor da saúde desempenham um papel central no caminho para a neutralidade climática. Revista HCM relata um webinar sobre o tema compras sustentáveis, liderado por Jens Leveringhaus. Isto deixa claro que a gestão de compras deve levar em conta a qualidade, a quantidade e os prazos de entrega, bem como os aspectos de sustentabilidade.

A legislatura já tem requisitos claros que exigem um relatório de sustentabilidade para as grandes instituições a partir de 2025. Esta é uma motivação adicional para enfrentar proativamente os desafios nas compras e na pandemia, como a escassez de pessoal. Uma abordagem sustentável à aquisição não requer apenas estratégias inovadoras, mas também uma implementação bem pensada nas estruturas organizacionais dos hospitais.

Ao mesmo tempo, é claro que o setor da saúde, responsável por cerca de 5% das emissões alemãs de gases com efeito de estufa, é obrigado a reduzir drasticamente o seu impacto ambiental. O Prémio Lohfert e os projetos premiados mostram que a indústria está no caminho certo. A sustentabilidade é, portanto, vista não só como uma tarefa essencial, mas também como uma oportunidade para moldar activamente o futuro do sector da saúde.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 16 de setembro, como parte do Congresso da Indústria da Saúde de Hamburgo. A Dra. Regina Klakow-Franck assumirá o patrocínio e todos estão ansiosos pelos desenvolvimentos que os projetos premiados trarão consigo.