Lenda dos thrillers políticos: Frederick Forsyth morre aos 86 anos

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O autor britânico Frederick Forsyth, conhecido por thrillers políticos como “O Chacal”, morreu em 9 de junho de 2025, aos 86 anos.

Der britische Autor Frederick Forsyth, bekannt für Politthriller wie „Der Schakal“, ist am 9. Juni 2025 im Alter von 86 Jahren verstorben.
O autor britânico Frederick Forsyth, conhecido por thrillers políticos como “O Chacal”, morreu em 9 de junho de 2025, aos 86 anos.

Lenda dos thrillers políticos: Frederick Forsyth morre aos 86 anos

O autor e jornalista de best-sellers britânico Frederick Forsyth morreu em 9 de junho de 2025, aos 86 anos. A triste notícia foi dada por seu agente Jonathan Lloyd. Forsyth morreu cercado por sua família após uma curta doença, e sua morte deixou um vazio no mundo da literatura.

Forsyth, nascido em 1938 em Ashford, Inglaterra, alcançou fama mundial através de seus thrillers políticos, que tratam de jogos de poder, intrigas e maquinações de governos e serviços secretos. Suas obras mais conhecidas incluem “O Chacal”, “Os Arquivos de Odessa” e “Os Cães de Guerra”. Em particular, “O Chacal”, que trata de uma tentativa de assassinato do presidente francês Charles de Gaulle, foi transformado em vários filmes, incluindo um filme de ação com Bruce Willis na década de 1990, vagamente baseado no original de Forsyth. De acordo com Merkur, ele teria escrito “O Chacal” em apenas 35 dias.

Uma carreira multifacetada

Antes de Forsyth começar a escrever, ele trabalhou como correspondente estrangeiro por mais de duas décadas, inclusive para a BBC na Nigéria e na RDA. Suas experiências jornalísticas muitas vezes fluíram para seus romances e conferiram autenticidade e profundidade às suas histórias. Nas suas memórias publicadas em 2015, Forsyth confessou que trabalhou temporariamente para o serviço secreto britânico MI6, o que o mergulhou no mundo dos serviços secretos.

Um momento marcante na história de sua vida ocorreu quando ele viajou para a RDA como turista. Durante esta visita recebeu documentos secretos numa casa de banho de um museu em Dresden, o que sublinha a sua ligação aos serviços secretos. Em entrevista, Forsyth expressou que teve muita sorte na vida, tanto na carreira quanto na família.

Um legado em números

No total, Forsyth publicou mais de 20 romances que venderam mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo, demonstrando sua popularidade e influência no gênero de suspense político. Analistas e leitores apreciam suas obras pela emocionante descrição das operações do serviço secreto e, portanto, prometem uma visão do lado negro do poder. Os best-sellers atuais no campo dos thrillers políticos refletem temas semelhantes, como o recente lançamento “The Nile Hilton Affair”, que está disponível como vídeo sob demanda e atualmente é muito popular na Amazon.de para fazer justiça às tendências do gênero, conforme documentado na Books Wiki.

A perda de Frederick Forsyth é um duro golpe para todos os fãs literários. Suas histórias continuarão a entreter e inspirar gerações de leitores, ao mesmo tempo em que homenageiam seus heróis inesquecíveis. Uma vida que era uma pequena parte da nossa grande narrativa chegou agora ao fim.