As taxas da creche em Dresden estão explodindo: até 18 euros a mais por mês!
Dresden aumentará as taxas de creche em até oito por cento a partir de setembro de 2025. As contribuições dos pais estão aumentando para cobrir os custos crescentes.

As taxas da creche em Dresden estão explodindo: até 18 euros a mais por mês!
Dresden será em breve confrontada com custos crescentes para as creches. A partir de 1º de setembro de 2025, as contribuições dos pais para creches em Dresden aumentarão em até 8%. A cidade decidiu fazer isso devido ao aumento dos custos operacionais. No futuro, os pais terão de pagar 215,75 euros por mês por nove horas de cuidados no jardim de infância – um aumento de quase 17 euros. Na creche, estes cuidados passarão a custar 268,75 euros por mês, o que corresponde a um acréscimo de uns bons 18 euros.
Um raio de esperança para famílias com vários filhos e pais solteiros: estão previstos descontos para aliviar um pouco os encargos financeiros. Esse apoio pode ser um alívio bem-vindo, especialmente numa época em que cada euro conta. Uma análise dos cuidados pós-escolares mostra que os custos aumentarão comparativamente pouco. No futuro, os pais vão pagar 119,12 euros por mês por seis horas de acompanhamento extraescolar, o que significa um acréscimo de cerca de 8 euros.
Revolta contra a lei da creche
Mas os ajustes de preços são apenas parte da história. O governo federal está a disponibilizar dois mil milhões de euros aos estados para reduzir ou mesmo abolir parcialmente os custos dos jardins de infância. Isso está acontecendo como parte da nova Lei de Qualidade Kita, que deverá entrar em vigor em 1º de janeiro de 2025. No entanto, os estados federais terão que arcar com os custos das creches, sem financiamento federal. Isto pode ser difícil para os pais em algumas regiões porque, embora alguns países tenham a oportunidade de reduzir significativamente as propinas, poucos o fazem. Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, por exemplo, o estado cobre 79 milhões de euros para taxas de creche, enquanto o governo federal contribui apenas com 23,4 milhões de euros. A Renânia do Norte-Vestfália gasta anualmente 428 milhões de euros em creches, dos quais 151 milhões de euros vêm do governo federal.
O receio de que os pais tenham de contribuir mais para os custos não é infundado. A partir de 2030, poderá haver uma escassez de entre 50.000 e 90.000 trabalhadores qualificados nas creches alemãs, como mostram vários estudos. Deve-se também ter em mente que, devido à falta de regulamentação a nível nacional, alguns municípios cobram contribuições parentais, enquanto outros não - um sistema que conduz a desigualdades para algumas famílias.
Exigências de padrões nacionais
A fim de garantir a qualidade da educação infantil, a Associação Alemã Kita apelou a um conjunto uniforme de regras. Pretende-se com isto regular melhor as condições nas creches e garantir um financiamento justo. Em muitos casos, os pais desejam mais transparência sobre os seus recursos financeiros e a utilização das suas contribuições para garantir que também beneficiam a qualidade dos seus filhos.
Os desafios são cada vez maiores, porque não são apenas os custos crescentes que estão a causar problemas aos pais – também permanecem as preocupações com a qualidade e o equipamento das creches. Em muitas regiões pode-se observar que as creches estão sob pressão que pode ter um impacto negativo na qualidade do atendimento. Em vez de encargos financeiros e de espaço inseguro, as crianças deveriam poder ser cuidadas num ambiente estável e de apoio. É importante ter estas considerações em mente quando as novas contribuições entrarem em vigor em Setembro.
A situação em torno do financiamento das creches mostra claramente que ainda são necessários muitos esforços para garantir uma educação mais justa e de melhor qualidade para todas as crianças.