Dresden fecha alojamento para refugiados: declínio no número de requerentes de asilo!
Devido ao declínio do número de requerentes de asilo, Dresden irá fechar todos os alojamentos em contentores até ao final de 2025.

Dresden fecha alojamento para refugiados: declínio no número de requerentes de asilo!
Há notícias sobre o alojamento de requerentes de asilo em Dresden. Há dois anos, unidades espaciais móveis, mais conhecidas como contentores, foram instaladas em nove locais da cidade para acomodar refugiados que viajavam sozinhos. Esta medida foi necessária porque a cidade recorreu inicialmente a apartamentos, quartos de hotel e edifícios abandonados. Mas agora o número de requerentes de asilo caiu drasticamente. A cidade decidiu, portanto, encerrar todas as seis casas transitórias restantes até ao final do ano, a fim de ter em conta a situação actual. A Rádio Dresden informa que Os locais afetados incluem Altgorbitzer Ring, Strehlen e Johannstadt.
Os contratos de aluguel dos locais de contêineres expiram e não serão prorrogados. Nos primeiros quatro meses de 2023, apenas 325 requerentes de asilo foram designados para Dresden pela Direcção Estatal da Saxónia, o que sublinha claramente o declínio. Tal como a administração municipal já previu, espera-se um número semelhante de 1.300 novas alocações para 2025, mas isto é considerado irrealista. As críticas políticas vêm da CDU, que denuncia a reação tardia à diminuição do número de requerentes de asilo.
Alto custo de acomodação de contêineres
A operação dos contêineres provou ser cara. Só a maior localização na Windmühlenstrasse tem um aluguer mensal de 100.000 euros e mais 70.000 euros para segurança. No geral, os custos operacionais das nove localidades ascenderam a impressionantes 47 milhões de euros há dois anos. No entanto, os contentores serão desmontados e reaproveitados, enquanto os restantes residentes serão alojados em apartamentos ou outros alojamentos partilhados.
As tendências no número de requerentes de asilo reflectem-se também nas despesas nacionais. Na Alemanha, as despesas brutas com prestações ao abrigo da Lei das Prestações aos Requerentes de Asilo ascenderam a cerca de 6,3 mil milhões de euros em 2023. A maior rubrica de despesas foram as prestações básicas, seguidas das prestações especiais em caso de necessidade e das prestações pecuniárias para garantir a subsistência. A Agência Federal de Educação Cívica informa que Os custos líquidos nesta área também rondaram os 5,98 mil milhões de euros.
Gastos em todo o país no contexto
No total, foram gastos cerca de 28,4 mil milhões de euros em despesas relacionadas com os refugiados em 2022, o que representou cerca de 6,2 por cento da despesa total do governo federal. Em comparação, estão previstos cerca de 27,6 mil milhões de euros para custos relacionados com o asilo em 2023. Statista relata que As despesas estão em constante mudança, o que reflete as mudanças fundamentais na política de asilo e nas condições sociais.
A situação em Dresden é um reflexo da evolução nacional na área da migração e do asilo. Resta saber se o fechamento dos locais dos contêineres é uma medida sensata. O que é claro, porém, é que a administração municipal é obrigada a desenvolver um plano claro para o futuro dos requerentes de asilo na cidade do Elba e, ao mesmo tempo, reduzir os encargos financeiros.