Dresden: Kay Wack - O heróico doador de sangue com mais de 200 doações!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Kay Wack, o doador de sangue mais frequente em Dresden, completou recentemente com sucesso a sua 228ª doação à DRK, apoiando assim o fornecimento de sangue urgentemente necessário.

Kay Wack, häufigster Blutspender in Dresden, hat kürzlich seine 228. Spende beim DRK erfolgreich absolviert und unterstützt damit dringend benötigte Blutkonserven.
Kay Wack, o doador de sangue mais frequente em Dresden, completou recentemente com sucesso a sua 228ª doação à DRK, apoiando assim o fornecimento de sangue urgentemente necessário.

Dresden: Kay Wack - O heróico doador de sangue com mais de 200 doações!

Doe sangue – salve sua vida. Kay Wack, um homem de 60 anos de Dresden, comprometeu-se nesta importante tarefa e está a dar um bom exemplo. Ele começou em Berlim em 1984, depois de sofrer um colapso circulatório durante sua primeira doação, mas isso não o impediu. Desde então, já doou sangue mais de 200 vezes, disponibilizando mais de 100 litros ao público em geral. Atualmente, ele é um dos doadores de sangue mais ativos no serviço de doação de sangue DRK em Dresden, como relata [Sächsische].

Há oito anos, Wack mudou-se para Dresden e imediatamente procurou um lugar para continuar doando sangue. Ele visita regularmente as campanhas de doação de sangue da DRK. Recentemente participou da “Longa Noite da Ciência” onde doou sangue pela 228ª vez. Antes de cada doação, ele passa por um exame de saúde – que inclui medição de hemoglobina e verificação de temperatura. Após uma rápida doação de apenas 5 minutos e 44 segundos, Wack se fortalece na lanchonete. Nesta ocasião também lhe foram entregues alguns lanches que o aguardavam após a doação.

Um modelo para os outros

Em abril, Wack ainda recebeu um prêmio por sua 200ª doação. Mas apesar das suas numerosas contribuições para doações, os responsáveis ​​na Saxónia têm de se preocupar: há falta de jovens dadores de sangue. Muitas pessoas muitas vezes desconhecem a importância da doação de sangue e não têm certeza do que esperar. Na Alemanha, apenas cerca de 3% da população está activamente envolvida como dadora de sangue, embora a necessidade diária de fornecimento de sangue seja de 15.000.

A necessidade de preparações sanguíneas não deve ser subestimada. Cerca de 3,2 milhões de concentrados de eritrócitos são usados ​​na Alemanha todos os anos e muitas vezes há pouco tempo para isso. As preparações de sangue têm apenas um prazo de validade curto; alguns não podem mais ser usados ​​​​após apenas alguns dias. Um quinto de todo o sangue doado vai para pacientes com doenças tumorais. A associação federal elevou o limite de idade para doadores de sangue neste país há dois anos, a fim de alcançar mais potenciais doadores. Wack, que tem uma cicatriz no cotovelo, vê isso como um incentivo aos doadores veteranos para continuarem apoiando a causa.

A dedicação de Wack tem muitos méritos e depois de tantos anos, ele acredita que é hora de motivar outras pessoas. “Cada doação conta!” Esse deveria ser o lema. Num ambiente onde o fornecimento de produtos sanguíneos aos pacientes permanece estável mas baixo, a voz de dadores activos como Kay Wack é um impulso importante para outros. A cada doação, não só nasce um salva-vidas, mas também aumenta a consciência sobre a importância da doação de sangue. Qualquer pessoa que tenha corpo saudável e pese pelo menos 50 quilos tem a oportunidade de se tornar um herói.

A importância dos substitutos do sangue aplica-se não apenas à comunidade local, mas a todos - apoie a doação de sangue e ajude a salvar vidas! Você pode encontrar mais informações sobre isso nos sites [Doações de Sangue] e [Doação de Sangue Alemanha].