Carvalho de 375 anos em Blasewitz: derrubado por razões de segurança!
Em Blasewitz, um carvalho de 375 anos foi derrubado devido a uma doença. A agência ambiental está planejando uma espécie de árvore amiga do clima como substituta.

Carvalho de 375 anos em Blasewitz: derrubado por razões de segurança!
Um dia triste para os amantes das árvores em Dresden: no domingo, um carvalho inglês de 375 anos foi derrubado na Hüblerstrasse, em Blasewitz. A árvore estava protegida desde 1938 e era um dos monumentos naturais da cidade. Mas, apesar da idade, o carvalho estava doente e sofria de uma infecção fúngica, o que levou a esta decisão drástica. A Agência Ambiental concluiu que todas as medidas possíveis foram tomadas para salvar a árvore. Mas a segurança dos moradores veio em primeiro lugar. O chefe do departamento ambiental, René Herold, confirmou que já existia um laudo pericial que tornava o corte necessário para não comprometer o trânsito público, mesmo que o corte não seja permitido de março a setembro.
O carvalho, que tinha cerca de 23 metros de altura, representava um risco para a passagem dos veículos. Para cumprir os regulamentos de proteção das espécies, um especialista da Agência Ambiental estará no local durante os trabalhos de corte. Estas começaram na manhã de domingo, às 8h, e a Hüblerstrasse foi totalmente fechada nesta área para que as obras pudessem ser realizadas com segurança.
Uma parte permanece de pé
Apesar do carvalho ter sido derrubado, parte do tronco da árvore permanece em pé. Um motivo importante: dois jovens estorninhos que ali encontraram seu habitat. Esta parte do tronco só deve ser encurtada quando os animais jovens já tiverem emplumado. Isso garante que as aves não sejam afetadas.
Mas também há notícias positivas em relação às árvores da cidade de Dresden. A Agência Ambiental planeia plantar uma nova árvore no outono de 2025 ou na primavera de 2026, especialmente adaptada às alterações das condições climáticas. As mudanças climáticas colocam novos desafios para a ecologização urbana, e a árvore de substituição pretende fazer parte de um plano mais amplo para adaptar a paisagem urbana.
O pulmão verde da cidade
Atualmente, há um total de 79 monumentos de árvores naturais em Dresden - 60 árvores decíduas e 19 árvores coníferas. Estas árvores não são apenas importantes fornecedoras de oxigênio, mas também habitat para muitas espécies animais. O equilíbrio hídrico nas florestas e a adaptação aos períodos de seca tornam-se cada vez mais importantes para aumentar a resiliência das florestas. A cidade também se comprometeu com a conversão florestal como parte das iniciativas da UE, a fim de aumentar a diversidade estrutural das espécies de árvores e promover florestas mistas. Acima de tudo, plantar espécies de árvores tolerantes ao calor e à seca é um passo na direção certa.
Tais medidas são necessárias para melhor enfrentar os desafios futuros colocados pelas alterações climáticas e outros factores ambientais. As florestas mistas oferecem diversas vantagens: São mais resistentes a pragas e doenças e ajudam a reduzir o risco de incêndios florestais. No interesse do desenvolvimento urbano sustentável, é essencial que se preste atenção às espécies de árvores nativas, mesmo quando ocorrem novas plantações.