Caos ferroviário na Saxônia: restrições massivas devido a obras!
As obras entre Leipzig e Dresden estão causando alterações de horários e substituição de tráfego. Os viajantes afetados devem informar-se.

Caos ferroviário na Saxônia: restrições massivas devido a obras!
Os viajantes ferroviários na Saxônia, Turíngia e Saxônia-Anhalt terão que se preparar para uma viagem acidentada nas próximas semanas. Como MDR relatado, estão pendentes extensas obras de construção, que afectarão significativamente tanto o tráfego de longa distância como as ligações regionais. Um dos motivos da interrupção são as obras de construção de pontes na Turíngia, que começam na quinta-feira e vão até meados de julho.
O foco está nas rotas entre Leipzig e Dresden. Em particular, o trecho entre Dornreichenbach e Dahlen está completamente fechado. Será criado um tráfego de substituição nesta e noutras rotas afetadas, mas isso poderá aumentar significativamente o tempo de viagem. Os viajantes devem estar preparados para alguns trens da linha ICE Wiesbaden-Dresden que partem e terminam em Leipzig, enquanto os ônibus circulam entre Leipzig e Dresden.
Restrições ao transporte de longa distância
Numerosas linhas ICE são afetadas pelas obras, como as conexões via Halle e Erfurt. As ligações IC, incluindo Nuremberga-Leipzig e Karlsruhe-Estugarda-Nuremberga, também têm de ser reencaminhadas. Esses desvios podem adicionar até 90 minutos ao tempo de viagem. Especialmente na conexão Hanover-Dresden IC, os viajantes devem esperar partidas a cada duas horas entre Leipzig e Dresden, que também param em Elsterwerda.
As obras de construção da ponte na Turíngia, que durarão do final de junho a meados de julho, acarretam restrições adicionais. Os trens entre Leipzig/Halle e Erfurt serão redirecionados, estendendo o tempo de viagem entre Leipzig e Munique em até 60 minutos. Também aqui as ligações diretas, por exemplo entre Frankfurt/Main e Halle (Saale), já não estão disponíveis. Os viajantes são incentivados a saber com antecedência através da mídia digital de informações de viagem ou do aplicativo DB Navigator diethueringer.de notas.
Críticas ao transporte alternativo
A associação de passageiros Pro Bahn está mais do que insatisfeita com os planos para o serviço de substituição entre Leipzig e Dresden. Alto MDR Critica-se o facto de apenas serem disponibilizados cinco autocarros articulados para transporte de substituição, o que se afigura insuficiente face ao número de passageiros. A Pro Bahn apela, portanto, à melhoria das medidas e sugere a oferta de autocarros diretos com conforto de transporte de longa distância como solução.
Com estas extensas obras e as consequentes alterações nos horários, espera-se que os viajantes estejam bem informados e equipados para chegar ao seu destino com segurança e a tempo. Qualquer pessoa que viaje nos trilhos do Estado Livre deve ficar de olho nesses desenvolvimentos.