Desmantelamento da Seestrasse: Zona pedonal permanecerá até Outubro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Seestrasse, no centro histórico de Dresden, será aberta ao tráfego de automóveis a partir de outubro de 2025, após ser convertida em um calçadão.

Die Seestraße in Dresdens Altstadt wird ab Oktober 2025 für Autoverkehr geöffnet, nachdem sie zur Flaniermeile umgestaltet wurde.
A Seestrasse, no centro histórico de Dresden, será aberta ao tráfego de automóveis a partir de outubro de 2025, após ser convertida em um calçadão.

Desmantelamento da Seestrasse: Zona pedonal permanecerá até Outubro!

A partir de 20 de outubro de 2025, a Seestrasse, no centro histórico de Dresden, será mais uma vez uma aventura para pedestres e ciclistas. Depois que o trecho entre Altmarkt e Dr.-Külz-Ring foi testado no ano passado, agora está sendo oficialmente convertido novamente em um passeio. De acordo com MeiDresden, cerca de 500 mil pessoas passam pelas áreas verdes todos os meses.

Para melhorar ainda mais a qualidade da estadia, foram anunciadas obras de desmontagem a partir de segunda-feira e que se prolongarão até sexta-feira, dia 27 de outubro. Os carros poderão então usar a Seestrasse novamente. No entanto, o mobiliário urbano, composto por canteiros elevados com plantas resistentes ao inverno e assentos, permanecerá no local até a próxima primavera. As cadeiras e plataformas coloridas da entrada sul serão desmontadas e guardadas durante os meses de inverno. Está prevista uma renovação da vegetação para a primavera de 2026, durante a qual alguns elementos de madeira também serão repintados.

Por que o projeto é importante

O projeto “Living Lake Street” visa aumentar a atratividade e a compatibilidade climática da área para pedestres, ciclistas e varejistas. O Conselho Consultivo do Distrito da Cidade Velha disponibilizou 55.000 euros para tornar a Seestrasse mais verde e equipá-la com novos elementos de assento. André Barth, chefe do gabinete distrital da Cidade Velha, sublinha que a revitalização do centro da cidade beneficia não só os peões, mas também o comércio e a restauração. A resposta positiva de um inquérito, em que 86% dos peões inquiridos votaram a favor de uma zona pedonal permanente, reforçou a decisão de tornar o projecto permanente.

A investigação incidiu sobre o anterior teste de trânsito, que causou alvoroço no verão passado devido ao seu elevado custo de 334 mil euros. Se pensarmos no conforto e na qualidade de vida que esta iniciativa promete, fica claro: não se trata apenas de números, mas de espaços de habitar. Uma verdadeira vitória para o centro da cidade de Dresden.

Olhando para o futuro

A partir de segunda-feira, 27 de outubro de 2025, após a conclusão das obras de desmontagem, a Seestrasse será reaberta ao tráfego motorizado. Mas isso não durará muito, pois os planos emergentes para a plantação de árvores e assentos permanentes irão promover ainda mais o oásis verde. O desenho da rua sem barreiras também está na agenda para proporcionar um melhor acesso a todos os cidadãos e visitantes.

As obras do passeio poderão ajudar a melhorar o ambiente da cidade e estão a ser financiadas com o apoio do programa de financiamento federal “Cidades e Centros Internos Sustentáveis ​​(ZIZ)”. Rainer Pietrusky, coordenador da iniciativa “Oportunidades para quem não tem oportunidades”, trabalhou intensamente na implementação. “Temos aqui a oportunidade de redesenhar o espaço urbano e torná-lo utilizável para todos”, afirma Pietrusky com certeza.

No verão de 2024, a Seestrasse já havia concluído o seu primeiro teste como zona pedonal. Agora tudo espera por outro capítulo emocionante para esta localização central na cidade velha.

Quellen: