Dresden fecha alojamento para asilo – responsável pelo declínio no número de refugiados
Dresden está a encerrar alojamentos de asilo baseados em contentores até ao final de 2025 devido à queda no número de refugiados, incluindo Johannstadt.

Dresden fecha alojamento para asilo – responsável pelo declínio no número de refugiados
A cidade de Dresden deu um passo significativo na gestão dos seus alojamentos para asilo. As últimas acomodações de asilo baseadas em contêineres serão fechadas até o final do ano. Como diesachsen.de relatado, a razão para esta medida é o declínio significativo no número de refugiados na região. Prevê-se que cerca de 1.300 requerentes de asilo tenham de ser alojados este ano, o que corresponde ao mesmo nível do ano passado.
Este encerramento tem um impacto concreto em várias partes da cidade: Os seis alojamentos de contentores estão localizados em Gorbitz, Strehlen, Trachau, Seidnitz, Johannstadt e Niedersedlitz. Ao mesmo tempo, a cidade de Leipzig planeia criar novos alojamentos partilhados. Em Sellerhausen-Stünz, um edifício residencial está sendo alugado por dez anos e oferecerá espaço para 21 pessoas. No final de março, cerca de 500 pessoas ainda viviam em vários abrigos de emergência em Leipzig, incluindo tendas e uma sala de exposições.
Tipos de alojamento para requerentes de asilo na Alemanha
A situação em Dresden reflecte-se na situação geral de alojamento para asilo na Alemanha. Sobre asiloineurope.org explica que existem três tipos principais de alojamento para requerentes de asilo: centros de acolhimento inicial, alojamento partilhado e alojamento descentralizado. Especialmente desde 2022, os abrigos de emergência tornaram-se novamente mais importantes, especialmente nas grandes cidades, devido ao número crescente de refugiados, por exemplo, do Afeganistão e da Ucrânia.
As questões de acomodação são centrais para a política. Mais de 45% dos municípios alemães já dependem de alojamento de emergência. Em Berlim, por exemplo, o antigo Aeroporto de Tegel continuará a ser utilizado como alojamento até 2024. Apesar dos desafios de alojamento, o financiamento para alojamento para asilo aumentou nos últimos anos, com montantes aumentados disponíveis para as comunidades para os apoiar.
A situação dos refugiados na Alemanha
Historicamente, existem direitos na Alemanha que estão ancorados na constituição e só estão disponíveis para estrangeiros. Alto statista.com As pessoas perseguidas politicamente beneficiam de asilo nos termos do artigo 16.º-A da Lei Básica. O direito de asilo é o único direito fundamental dos estrangeiros. Em 2023, o número de pedidos de asilo aumentou para aproximadamente 352 000, marcando o nível mais elevado desde 2016. O país de origem mais importante continua a ser a Síria, e muitos dos requerentes de asilo são jovens muçulmanos do sexo masculino.
Olhando mais para trás, as estatísticas mostram que quase 240.000 procedimentos de asilo estavam pendentes no final de 2023. Curiosamente, mais de metade das decisões resultaram em estatuto protegido, ao mesmo tempo que se registou um aumento significativo nas deportações. A política de refugiados e de asilo na UE continua a causar tensões, especialmente entre os Estados-Membros do Ocidente e do Oriente. Mas apesar dos desafios, continuamos a trabalhar em soluções para fazer justiça àqueles que procuram proteção.