Dresden está florescendo: novos prados para a diversidade de insetos na cidade velha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A SachsenEnergie está a criar dois novos prados floridos no centro histórico de Dresden para promover a biodiversidade. Um passo importante para a natureza.

SachsenEnergie schafft zwei neue Blühwiesen in der Dresdner Altstadt zur Förderung der Artenvielfalt. Ein wichtiger Schritt für die Natur.
A SachsenEnergie está a criar dois novos prados floridos no centro histórico de Dresden para promover a biodiversidade. Um passo importante para a natureza.

Dresden está florescendo: novos prados para a diversidade de insetos na cidade velha!

Em Dresden floresce agora em dois novos locais e é um verdadeiro benefício para a biodiversidade! A SachsenEnergie trabalhou diligentemente para promover insetos e plantas e criou dois prados floridos na cidade. A primeira área fica em Altnaußlitz, onde anteriormente existia uma ilha de tráfego, e a segunda fica no centro histórico, em uma antiga propriedade da empresa na Pöppelmannstraße. Um total de 1.200 metros quadrados foram transformados em prados floridos deslumbrantes, e isso é apenas o começo.

As novas áreas não só têm maior apelo estético, como também giram a roda da natureza. Insetos como abelhas selvagens e besouros, tão importantes para o ecossistema, encontram aqui um novo habitat. Eles ajudam a preservar as plantas selvagens e são, eles próprios, alimento para os pássaros. A biodiversidade é muitas vezes maior nas zonas urbanas do que nas zonas rurais, mas o seu desenvolvimento natural é inibido por estradas asfaltadas e áreas pavimentadas. Isto torna ainda mais importante a criação de oásis verdes como este, porque a natureza é um organismo sensível.

A história dos prados

Há uns bons cem anos, os prados eram geralmente ceifados pelos agricultores para a obtenção de feno, duas vezes por ano. Esta tradição criou prados ricos em espécies que forneceram habitat para inúmeras borboletas, abelhas selvagens e gafanhotos. Até 70 espécies de ervas e gramíneas poderiam prosperar nesses prados. Mas a agricultura moderna e as alterações climáticas afetaram muitos destes habitats e a biodiversidade está em risco.

Em Baden-Württemberg, por exemplo, ainda existem vestígios desses campos de feno tradicionais, que agora fazem parte do sistema europeu de áreas protegidas Natura 2000. Estão a ser feitas tentativas para preservar a biodiversidade através de aconselhamento e intercâmbio entre agricultores. Também em Dresden, a iniciativa da SachsenEnergie está a ajudar a trazer de volta ao primeiro plano os prados de feno ricos em espécies, que outrora caracterizaram a nossa imagem da paisagem.

O olhar para frente

A SachsenEnergie já tem um novo prado florido planejado para 2026 em Dresden Neustadt. Em colaboração com a 148ª escola primária, os alunos deverão cuidar do prado e assim vivenciar de perto um pedaço da natureza. Um grande projeto que não só promove a natureza, mas também sensibiliza os jovens para o tema.

Em suma, a iniciativa da SachsenEnergie mostra que não se trata apenas de preservar habitats para insectos. É também um apelo a todos nós para valorizarmos e protegermos a natureza. Os prados floridos de Dresden são um passo na direção certa e um sinal de que algo está acontecendo na luta por um ambiente rico em espécies.

Se quiser saber mais sobre os projetos na região, você pode saber mais aqui: MeiDresden e BUND Baden-Württemberg.