Caos na Ponte Carola: As escavadeiras escapam por pouco do desastre do Elba!
Trabalhos de escavação da Ponte Carola em Dresden: iniciam-se a demolição e relocalização da estrada de construção em direção ao centro histórico, com autorização da administração municipal.

Caos na Ponte Carola: As escavadeiras escapam por pouco do desastre do Elba!
Um dia emocionante para Dresden, especialmente para os moradores do entorno da Ponte Carola. Hoje, 20 de junho de 2025, houve um motivo especial de excitação quando as escavadeiras na ponte pareciam estar cercadas pelas águas do Elba. Mas não entre em pânico, a prefeitura já deu sinal verde. Esta obra insere-se na relocalização prevista da estrada de construção em direcção ao centro histórico, tal como Dia 24 relatado.
As atuais obras de demolição das duas pontes restantes da Ponte Carola só começaram na semana passada. Assim que as obras começaram, os trechos intermediários da ponte desabaram na água - um espetáculo surpreendente que atraiu mais de 1.700 espectadores que acompanharam a obra através de uma câmera ao vivo MDR aguenta.
Demolição a todo vapor
Pela manhã, grandes escavadeiras foram utilizadas para retirar o asfalto e concreto da pista da área central. Os cabos de tensão da ponte também foram cortados e, ao meio-dia, chegou a hora: um trem da ponte caiu no leito do Elba. Holger Kalbe, chefe do Departamento de Estradas e Engenharia Civil, disse que o rápido colapso pode indicar danos anteriores específicos à ponte.
Um total de cerca de 13 mil toneladas de material, entre pedras hidráulicas, canos vazios e areia, são necessárias para o leito de queda. Depois de concluídas as obras do lado da Cidade Nova, o foco será o lado da Cidade Velha, onde também são necessárias obras. O paredão será removido para dar lugar a uma nova estrada de construção, conforme mencionado em comunicado da prefeitura dresden.de.
O caminho para a nova ponte
A cidade também já tomou medidas proativas: a demolição planeada deverá demorar oito semanas e existem alguns desafios na demolição da última parte da ponte. A parte inclinada será demolida do lado de Neustadt, o que exigirá uma estrada de construção adicional. Este está sendo gradualmente preenchido com pedras grandes para que uma escavadeira possa ser usada nele.
Após a camada de asfalto e concreto, os paredões também deverão ser removidos. A utilização da escavadora na estrada de construção é, portanto, essencial para poder realizar os próximos trabalhos de forma eficiente.
O projeto também tem impacto no transporte marítimo no Elba. Face à demolição, a ponte funciona como um obstáculo à drenagem e devem ser tomadas medidas para restaurar o canal com profundidade de água uniforme. Este fairway com 150m de largura foi recentemente afectado por desmoronamentos, o que também afectou a estabilidade temporária das pontes A e B.
As autoridades responsáveis estão em contacto constante com a Autoridade Hidroviária e Marítima para acompanhar a situação, enquanto as Noites de Cinema de Dresden já estão a planear a próxima temporada de 2025.
As coisas ficarão tranquilas na cidade velha por enquanto, depois dos emocionantes acontecimentos na Ponte Carola. Os responsáveis estão maioritariamente optimistas de que, após extensas obras, a nova ponte não só melhorará a infra-estrutura, mas também inaugurará um novo capítulo para a cidade.