Escultura O tempo rouba a beleza: grande jardim em novo esplendor!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No Grande Jardim de Dresden, a escultura “O tempo rouba a beleza” é novamente inaugurada após uma longa restauração.

Im Großen Garten Dresden wird die Skulptur „Zeit raubt die Schönheit“ nach langer Restaurierung wieder enthüllt.
No Grande Jardim de Dresden, a escultura “O tempo rouba a beleza” é novamente inaugurada após uma longa restauração.

Escultura O tempo rouba a beleza: grande jardim em novo esplendor!

Notícias emocionantes podem ser relatadas no maior parque de Dresden, o Grande Jardim. O famoso grupo de esculturas “O tempo rouba a beleza” está agora totalmente visível novamente. Esta obra-prima retrata o deus grego do tempo, Cronos, erguendo uma beleza e é considerada a mais importante obra de arte em mármore do Grande Jardim. Mas o caminho para a restauração foi difícil; Uma asa de Chronos estava quebrada desde 2013, e a própria escultura sofreu inúmeras rachaduras e outros danos.

No entanto, após um abrangente processo de restauração, que faz parte do extenso “Programa de Escultura no Grande Jardim de Dresden”, a situação melhorou significativamente. Este processo foi executado pela empresa estatal Sächsisches Immobilien- und Baumanagement em nome do Estado Livre da Saxónia e continuará até 2026. Um total de cerca de 3,9 milhões de euros provenientes de receitas fiscais fluirão para o projeto de dez anos, a fim de impedir a deterioração das obras de arte e garantir a sua existência a longo prazo. Em particular, foram elaborados planos de conservação individuais para cada escultura, e uma comissão interdisciplinar planeia e acompanha os trabalhos.

Insights sobre a restauração

A preparação para o retorno da escultura foi um verdadeiro esforço de equipe. Sete restauradores, treze escultores, dois designers de arte e inúmeras empresas artesanais estiveram envolvidos na implementação. Para criar a cópia em mármore de “O tempo rouba a beleza”, trabalhamos com um especialista em mármore desde 2018. Esta cópia é necessária porque o original está guardado sob um galpão de madeira há onze anos e está muito danificado.

O mestre escultor de pedra Andreas Klein montou atualmente uma oficina improvisada no palácio onde as fachadas estão sendo reformadas. A abertura de uma exposição ao ar livre para documentar a construção do programa de escultura também cria um quadro para apresentar os progressos e desenvolvimentos. A exposição foi realizada pela filial SIB Dresden I em cooperação com os Palácios, Castelos e Jardins do Estado da Saxônia gGmbH.

Planos e monitoramento de longo prazo

Além das medidas já tomadas, estão previstas novas medidas para o próximo ano, incluindo cercas de proteção de inverno para o grupo escultórico e os magníficos vasos. Medições e exames regulares, incluindo ultrassonografias para monitorar a condição das esculturas, também continuarão. O estado de muitas das obras era crítico, não só pela poluição atmosférica, mas também pelos cuidados inadequados do século XX.

O trabalho do grupo de esculturas “O tempo rouba a beleza” mostra de forma impressionante como é importante preservar os tesouros culturais para preservar o nosso património para as gerações futuras. Com a conclusão destes ambiciosos projectos de restauro, o Grande Jardim continuará a ser um local de admiração e inspiração para todos os visitantes.

Para quem quiser saber mais sobre o contexto e a história, existem algumas fontes de links interessantes aqui: Medienservice Sachsen, Sächsische Jornal e Universidade de Belas de Dresden Artes.