Plauen decola: quatro novos ônibus elétricos para um trânsito urbano limpo
Quatro novos ônibus elétricos foram oficialmente colocados em operação em Plauen em 4 de junho de 2025 para eletrificar o transporte urbano de forma sustentável.

Plauen decola: quatro novos ônibus elétricos para um trânsito urbano limpo
O transporte público em Plauen está se tornando mais ecológico: em 4 de junho de 2025, quatro novos ônibus elétricos da versão padrão do ônibus solo eCitaro foram oficialmente colocados em operação. Com 12 metros de comprimento, os ônibus podem acomodar até 85 passageiros e têm autonomia de cerca de 260 quilômetros por carga. Isto marca um passo importante em direção à mobilidade sustentável na cidade, como enfatizou o prefeito Steffen Zenner no seu discurso de abertura.
Entre os presentes na cerimônia de entrega estavam o administrador distrital Thomas Hennig, o diretor administrativo da Plauener Stadtwerke Karsten fahrer e o gerente de vendas da Daimler Buses, Ulrich Piotrowski. Todos partilham o objetivo comum de descarbonizar os transportes em Plauen e trabalhar para a eletrificação de 100% dos transportes urbanos. Após a construção da nova ponte Elster, com conclusão prevista para setembro de 2025, serão necessários apenas três ônibus por dia. A Stadtwerke – Strom Plauen GmbH, que fornece eletricidade verde, garante que os ônibus sejam carregados à noite. A Reiher-Nutzfahrzeug GmbH local cuida da manutenção dos novos ônibus elétricos.
Avanços na eletromobilidade
A mudança para a eletromobilidade faz parte de uma tendência mais ampla que pode ser observada em muitas cidades europeias. Um relatório da energiewende.eu afirma que os autocarros eléctricos são agora também muito populares na Alemanha. O mercado está a mudar rapidamente e melhores tecnologias de baterias e subsídios governamentais estão a melhorar as condições para uma introdução mais ampla. De acordo com um inquérito realizado em 2020, já existiam 480.000 autocarros elétricos nas estradas em todo o mundo, e a tendência aponta claramente para um aumento acentuado.
Na Alemanha, por exemplo, existem actualmente cerca de 1.270 autocarros eléctricos em circulação, quase o dobro do ano anterior. A proporção de novos registos aumentou 60% em 2021, sendo a Renânia do Norte-Vestefália, Hesse e Hamburgo considerados pioneiros. Cidades como Berlim planeiam expandir a sua frota para mais de 1.500 autocarros elétricos até 2025. As vantagens dos autocarros elétricos são óbvias: apesar dos custos de aquisição mais elevados, caracterizam-se por custos operacionais mais baixos.
Inovações na Mercedes-Benz
Do outro lado do mercado alemão, a Mercedes-Benz introduziu soluções inovadoras na forma do eCitaro G-Fuel-Cell. Os primeiros três ônibus articulados totalmente elétricos com células de combustível como extensores de autonomia foram entregues em Mannheim e Heidelberg. Esses ônibus têm autonomia de até 400 quilômetros no trânsito urbano e são equipados com modernos recursos de segurança. Como parte de grandes projetos de demonstração para a mobilidade a hidrogénio na Alemanha, serão entregues mais 45 autocarros deste tipo até ao início de 2024, o que apoiará ainda mais os esforços para uma condução livre de emissões.
Os desenvolvimentos nos autocarros elétricos e a hidrogénio mostram que existem muitos caminhos para uma mobilidade limpa. Embora algumas cidades estejam claramente a optar por autocarros eléctricos, outras, como as cidades da Baixa Saxónia, ainda têm desafios infra-estruturais a superar.
Ao introduzir os novos autocarros eléctricos, Plauen está a dar um grande passo no futuro do transporte público local e, assim, a dar um exemplo para um transporte urbano mais ecológico na Alemanha.