Atenção, Pieschen! Fraudadores assustam aposentado com chamada de choque!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Autores desconhecidos em Pieschen tentaram fraudar uma senhora idosa em 30.000 euros com uma ligação chocante. A polícia dá dicas de segurança.

Unbekannte Täter versuchten in Pieschen, eine ältere Frau mit einem Schockanruf um 30.000 Euro zu betrügen. Polizei gibt Sicherheitstipps.
Autores desconhecidos em Pieschen tentaram fraudar uma senhora idosa em 30.000 euros com uma ligação chocante. A polícia dá dicas de segurança.

Atenção, Pieschen! Fraudadores assustam aposentado com chamada de choque!

A noite passada não foi tranquila em Pieschen, depois de fraudadores desconhecidos terem tentado roubar 30.000 euros de uma senhora de 85 anos. Os perpetradores escolheram o estratagema pérfido de uma chamada de choque e alegaram que um membro da família tinha causado um acidente grave. Apesar da descrição dramática, a idosa recusou-se a se deixar intimidar e respondeu que não tinha tanto dinheiro, o que acabou por levar os golpistas a simplesmente desligarem. De acordo com alertas policiais atuais, esse tipo de golpe telefônico não é novo, mas continua muito popular entre os golpistas.

Neste contexto, a polícia de Dresden publicou algumas dicas úteis para se proteger contra chamadas tão invasivas. Em hipótese alguma você deve se permitir ser pressionado e é melhor conversar com parentes ou pessoas de sua confiança antes de considerar qualquer tipo de pagamento. Além disso, você nunca deve entregar dinheiro a estranhos ou responder a promessas de lucro de curto prazo. Isto parece senso comum, mas muitos dos afetados estão rapidamente preparados para confiar no seu interlocutor e pagar por medo ou confusão nas fases finais da conversa.

Um fenômeno generalizado

Mas quais métodos os fraudadores usam? A Polícia Criminal Federal (BKA) deixa claro que os perpetradores muitas vezes se passam por parentes próximos e até dão a impressão de vir de instituições estatais para manipular suas vítimas. As pessoas que ligam muitas vezes confiam em conversas emocionais e enfatizam que a ajuda financeira é urgentemente necessária. Esta tecnologia é particularmente popular entre os idosos, pois muitas vezes ficam inseguros e se encontram em situações delicadas.

Os truques são variados. Os golpistas fingem que um parente se envolveu em um grave acidente de trânsito e agora precisa de fiança imediata. Argumenta-se até que dinheiro e objetos de valor não estão mais seguros e devem ser levados à polícia. Em muitos casos, os fraudadores usam um segundo chamador que atua como policial – uma combinação inteligente de diferentes golpes.

O que fazer se você suspeitar de algo?

A polícia aconselha vivamente cautela: Se receber chamadas suspeitas, deve contactar imediatamente a esquadra local através do número 110 e nunca se permitir ser pressionado. Se você se sentir inseguro, é aconselhável entrar em contato com parentes usando números conhecidos, em vez de seguir quem liga. Infelizmente, até agora a polícia não conseguiu evitar as vítimas de fraude na região, pelo que o público em geral deve ser bem avisado.
O alegado uso de chamadas de choque aumentou significativamente nos últimos meses, mostrando que esta fraude continua a ser um problema sério. Há sempre relatos de como as pessoas mais velhas são colocadas sob pressão e acabam por perder grandes quantias de dinheiro. Isto torna ainda mais importante permanecer vigilante e não se deixar enganar.

Existe apoio para todos aqueles que se encontram nesta situação: O “WEISSE RING” está disponível como um centro de aconselhamento a nível nacional - a ajuda pode ser solicitada através do telefone 116 006. Há também uma riqueza de informações e recursos no website da Prevenção do Crime Policial.