Dresden fecha contêineres de asilo: declínio no número de refugiados causa reestruturação

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dresden planeia fechar contentores de asilo, incluindo Niedersedlitz, até ao final de 2025 devido à queda no número de requerentes de asilo.

Dresden plant die Schließung von Asylcontainern, darunter Niedersedlitz, aufgrund sinkender Asylbewerberzahlen bis Ende 2025.
Dresden planeia fechar contentores de asilo, incluindo Niedersedlitz, até ao final de 2025 devido à queda no número de requerentes de asilo.

Dresden fecha contêineres de asilo: declínio no número de refugiados causa reestruturação

Uma mudança significativa no alojamento dos refugiados está em curso em Dresden. A cidade planeia desmantelar todos os contentores de asilo até ao final de 2025. Esta é uma resposta ao declínio do número de requerentes de asilo desde 2024, que caiu drasticamente, com um número esperado de 1.300 requerentes de asilo este ano, em comparação com 2.125 no ano de crise de 2023. Dos 1.300, 800 serão requerentes de asilo e 100 pessoas da Ucrânia. A decisão foi anunciada pela prefeita social Kristin Kaufmann em comissão especializada e aprovada pelo vereador da CDU, Thomas Lehmann, que vê a medida como uma oportunidade para economizar recursos – uma boa mão no planejamento orçamentário.

Seis locais são afetados pelo fechamento: Existem 152 vagas em Niedersedlitz (Windmühlenstraße), 144 vagas em Strehlen (Geystraße), Gorbitz (Altgorbitzer Ring) oferece 48 vagas, Seidnitz (Löwenhainer Straße) também tem 48 vagas, Trachau (Industriestraße) 48 vagas e Johannstadt (Sachsenplatz) 65 vagas. Estes contentores destinavam-se apenas a um período de 24 meses, pelo que os encerramentos também se enquadram no âmbito da utilização temporária destas instalações.

Desafios de acomodação

Mas a cidade não se depara apenas com o desafio de fechar os alojamentos existentes. Tem também o dever de integrar os refugiados social e economicamente. Estas incluem formas caras de aluguer, como contingentes de hotéis, que são limitados até março de 2024, e o aluguer de unidades móveis. A cidade já criou projetos de ajuda ativa que se concentram no trabalho social de migração. Este apoio destina-se não só aos próprios refugiados, mas também àqueles que os rodeiam e destina-se a ajudar a promover a integração e a participação.

Mais de 1.000 cidadãos se voluntariam para apoiar refugiados em Dresden. Grupos de ajuda, como a Comunidade Menonita e a Comunidade da Igreja Evangélica de Dresden Leste, oferecem uma ampla gama de atividades, incluindo cursos de alemão, que são essenciais para uma integração bem-sucedida. A administração da cidade assumiu, portanto, também a responsabilidade de construir uma ponte entre os recém-chegados e a população existente.

Estatísticas de asilo no contexto alemão

A UE também não está isenta de tensões relacionadas com a política de refugiados e de asilo. O tratamento dos requerentes de asilo e a distribuição dentro dos Estados-Membros mostram as diferentes abordagens e atitudes, especialmente entre os Estados ocidentais e orientais da UE. Este é um tema importante que continuará a ocupar a discussão política na Alemanha e na Europa.

Para obter mais informações sobre os desenvolvimentos mais recentes, dê uma olhada nos relatórios de Dia 24, os comunicados de imprensa da cidade de Dresden dresden.de ou os dados estatísticos sobre asilo e migração Estatista.