Arte do lixo: Thomas Sitte transforma objetos do cotidiano em milagres

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente a exposição “Fundort Leben” de Thomas Sitte na Kreuzkirche Dresden, até 15 de junho. Arte cotidiana reinterpretada.

Erleben Sie die Ausstellung „Fundort Leben“ von Thomas Sitte in der Kreuzkirche Dresden, bis 15. Juni. Alltagskunst neu interpretiert.
Experimente a exposição “Fundort Leben” de Thomas Sitte na Kreuzkirche Dresden, até 15 de junho. Arte cotidiana reinterpretada.

Arte do lixo: Thomas Sitte transforma objetos do cotidiano em milagres

As coisas estão coloridas e criativas este mês na Kreuzkirche protestante em Dresden. O artista apresenta até 15 de junho de 2025 Thomas Sitte sua exposição “Localização da Vida”. Estão expostos cerca de 30 objetos impressionantes que combinam objetos do cotidiano com temas religiosos e, assim, abrem novas perspectivas.

As obras são tão diversas quanto um dia de primavera. No centro está, entre outras coisas, uma placa de proibido estacionar que brilha com uma nova luz, bem como o corpo de Cristo crucificado. Sitte tem um sentido apurado do trágico e do bizarro, o que fica evidente, por exemplo, na notável cabeça de mulher feita de isopor, equipada com pás como coroa e que leva o título de “Cinderela”. A sua obra “The Floating One”, inspirada em Ernst Barlach, consiste numa lata de bebidas e é acompanhada por um poema sobre perda e dignidade. Esta combinação de arte visual e poesia cria momentos pensativos.

Objetos criativos do cotidiano reinterpretados

Uma exposição particularmente assustadora é a “sala de abrigo”, que consiste em um poste de luz, uma torneira e um espelho. Há também versículos do Salmo 71, que dão profundidade adicional à instalação. Em sua arte, Sitte aborda a redescoberta do que foi jogado fora e seu novo significado no contexto da vida. Ele convida os visitantes a examinar a fragilidade e o valor das coisas cotidianas.

Crescendo em Dresden, Sitte teve formação musical, pois foi violinista da Orquestra Filarmônica do Norte da Alemanha em Rostock. Em 2006 começou a expor obras escultóricas, utilizando repetidamente materiais que colecionou quando criança em ambientes destruídos. “Fundort Leben” é a expressão da sua crença no poder estético do discreto.

A exposição está aberta em horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. e aos domingos após os cultos da igreja. Os interessados ​​podem encontrar mais informações sobre a exposição no site Crescendo Alemanha.

Quem agora está curioso não deve perder a oportunidade de conhecer as fascinantes obras de Thomas Sitte e inspirar-se na história que cada objeto conta.