Dresden em perigo: Especialista em segurança critica medidas de proteção para eventos
Dresden está a discutir novas medidas de segurança para eventos: os especialistas criticam a proteção inadequada e a mudança de custos.

Dresden em perigo: Especialista em segurança critica medidas de proteção para eventos
Na cidade de Dresden há meses há uma discussão acalorada sobre a proteção de eventos. Estes debates tornaram-se mais urgentes depois que a classificação de ameaça aumentou devido aos ataques recentes. Isto não significa apenas uma maior sensibilização para a segurança, mas também custos significativamente mais elevados, a maior parte dos quais a cidade pretende repassar aos organizadores. Um especialista em segurança de uma agência federal, que deseja permanecer anônimo, expressa críticas claras às atuais medidas de proteção na cidade do Elba. Relatórios Sächsische.de que o especialista possua certificado em proteção de acesso e ampla experiência nesta área.
Um ponto central de crítica é o posicionamento das barreiras veiculares, principalmente no Altmarkt e nos eventos do Goldener Reiter. O especialista descreve que essas barreiras são instaladas muito perto do local do evento e podem ocorrer ferimentos causados por destroços. Ele defende uma mudança de posicionamento em que as barreiras fiquem mais afastadas de possíveis vias de acesso. Além disso, a altura dos elementos utilizados, especificamente o Citysafe, é considerada inadequada. Estas simplesmente não são suficientemente altas para parar eficazmente um camião, por exemplo.
Visão geral de soluções alternativas de segurança
Uma proposta para melhorar a segurança são as barreiras móveis para veículos, como o produto ARMIS ONE, que foi certificado de acordo com as normas pertinentes em julho de 2024. Isto garante uma profundidade de penetração de 8,3 metros e comprovou-se em testes de colisão com veículos pesados. Devido a estas propriedades, a barreira para veículos pode ser colocada mais próxima do local do evento, o que é particularmente vantajoso quando o espaço é limitado. Alto Grupo Consel A menor profundidade de penetração maximiza o espaço para stands de vendas e restaurantes.
Foi também demonstrado que muitas das barreiras de água actualmente utilizadas podem tornar-se perigosas num momento crítico. Em caso de acidente, poderiam rebentar e inundar a área com água, o que não só causaria danos, mas também representaria outros riscos de segurança.
Responsabilidades e responsabilidades pouco claras
A administração municipal enfrenta outro desafio: entregar a responsabilidade pela proteção terrorista aos organizadores. Esta é uma questão delicada porque, segundo o especialista, esta tarefa está sendo delegada de forma preocupante pela cidade, que atua tanto como organizadora quanto como responsável pela proteção. Há aqui uma grande ambiguidade, que também é visível na cooperação entre a cidade e a polícia. Embora a polícia forneça avaliações de risco, muitas vezes faltam declarações específicas sobre conceitos de segurança organizacional.
É ainda mais importante que as funções e tarefas no planeamento e implementação de eventos em Dresden sejam claramente definidas. Confiam-se nas recomendações da polícia e na coordenação com o gabinete de ordem pública, mas existem frequentemente lacunas na organização de segurança. TÜV Nord explica a base jurídica e as tarefas obrigatórias que uma gestão de eventos e supervisores experientes devem assumir.
São necessárias ações urgentes para prevenir futuros incidentes e garantir a segurança de todos os envolvidos. Numa cidade tão rica em eventos culturais, a segurança nunca deve ficar em segundo plano.