Dresden como capital dos semicondutores: começam investimentos de bilhões de dólares!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dresden está a tornar-se o centro da indústria de semicondutores na Europa com milhares de milhões de dólares em investimentos e o projecto ESMC.

Dresden wird zum Zentrum der Halbleiterindustrie in Europa mit milliardenschweren Investitionen und dem ESMC-Projekt.
Dresden está a tornar-se o centro da indústria de semicondutores na Europa com milhares de milhões de dólares em investimentos e o projecto ESMC.

Dresden como capital dos semicondutores: começam investimentos de bilhões de dólares!

A economia de Dresden está em expansão: a cidade está a tornar-se o principal local para a indústria de semicondutores na Europa. Vários marcos na microeletrônica estão sendo criados aqui, com a European Semiconductor Manufacturing Company (ESMC) e a Infineon na vanguarda. De acordo com o NZZ As obras de construção de novas fábricas estão em pleno andamento e os investimentos mostram que a indústria está a fazer bons progressos.

Foi estimado um volume total de mais de 10 mil milhões de euros para ESMC, uma joint venture entre TSMC, Bosch, Infineon e NXP. É o maior projeto de investimento deste tipo na UE e destina-se a reforçar a produção nacional de chips. O objetivo geral: a criação de um acesso estável a chips semicondutores e a resiliência associada do fornecimento de chips na Alemanha e em toda a Europa. Bosch relata que o planejamento da fábrica ESMC exige tecnologia de produção na faixa de 12 a 28 nanômetros, projetada especificamente para a indústria automotiva e controle de máquinas.

Subsídios e investimentos

O governo alemão reconheceu a importância dos semicondutores para a competitividade da economia. Como parte da Lei Europeia dos Chips, a Alemanha está a disponibilizar cerca de 2 mil milhões de euros para projetos de semicondutores com utilização intensiva de energia. Além dos já mencionados 5 mil milhões de euros de financiamento para ESMC, a Infineon receberá também cerca de mil milhões de euros para a construção de uma nova fábrica de energia inteligente, que deverá entrar em funcionamento no final de 2026. Alemanha Comércio e Investimento informa ainda que a Globalfoundries também está a planear investimentos de 1,1 mil milhões de euros.

A fábrica ESMC não só ajudará a garantir empregos - estão planeados até 2.000 empregos diretos e cerca de 11.000 empregos adicionais na região e no ecossistema nacional de semicondutores. Isto poderia constituir uma verdadeira melhoria para a região, especialmente porque se espera que as novas capacidades de produção também beneficiem das novas capacidades de produção. A fábrica trabalhará em estreita colaboração com universidades para reunir conhecimentos tecnológicos.

Escassez de educação e competências

Uma das questões mais importantes continua a ser a escassez de trabalhadores qualificados na indústria, o que é ruidoso Informações do GTAI poderá ascender a mais de 75 000 funcionários até 2030. Para contrariar esta situação, estão na agenda programas para formar e recrutar talentos internacionais. A formação deve ser mais prática e atrativa para que mais jovens possam ficar entusiasmados com a microeletrónica.

Dresden não é, portanto, apenas um local importante para a produção de semicondutores, mas também é vista como uma fábrica de talentos para a indústria de chips. O dinamismo na região não tem precedentes e dá esperança de que a Alemanha e a Europa estarão na vanguarda não apenas como locais de produção, mas também na investigação e desenvolvimento no domínio dos semicondutores.