Kibo em Löbtau: Ameaça de fechamento causa resistência massiva!
O ponto de encontro infantil Kibo em Löbtau está prestes a fechar. Pais e apoiadores estão protestando contra o corte de financiamento.

Kibo em Löbtau: Ameaça de fechamento causa resistência massiva!
Em Dresden Löbtau, as crianças e as suas famílias enfrentam um ponto de viragem decisivo: o popular clube infantil Kibo, localizado na Bonhoefferplatz, corre o risco de fechar. A prefeitura já colocou o financiamento para o encontro na lista de cancelamentos para 2024. Essa decisão será finalmente discutida no Comitê de Bem-Estar Juvenil no dia 5 de junho de 2025. O motivo? A cidade considera que a instalação é “mais facilmente compensada em termos de infraestrutura”. Mas o que isto significa para as mais de 30 crianças que vêem Kibo como uma segunda casa e um retiro importante? Sächsische.de relata maior preocupação entre pais e cuidadores.
A mãe de dois visitantes do Kibo, Jenny Uschkrath, está desesperada: "Para onde irão as crianças quando o Kibo fechar? As alternativas como o centro infantil e juvenil T3 ou o Mossmutzelhaus são dificilmente acessíveis para muitas crianças pequenas." Estas preocupações são consistentes com os resultados de uma pesquisa nacional sobre centros infantis e juvenis. Segundo o Instituto Alemão da Juventude, estas instituições enfrentam grandes desafios, desde o apoio financeiro à integração de crianças refugiadas. A importância dos centros juvenis como locais seguros para muitas crianças não pode ser subestimada DJI.
Um apoio para a comunidade
Kibo é mais do que apenas um ponto de encontro; Aqui brincamos, fazemos artesanato, cozinhamos e aprendemos. Os cuidadores são contactos importantes para as crianças e suas famílias e prestam uma ajuda valiosa. Mais de 1.500 pessoas já iniciaram uma petição online contra o fechamento. A exigência é clara: “Kibo deve ficar!” OpenPetition.de destaca a indispensabilidade desta facilidade para a integração social e o desenvolvimento dos jovens. Muitas vezes são as crianças que têm pouco apoio em casa que encontram aqui um lugar seguro.
Os pais podem discutir as preocupações dos filhos, fazer networking e trocar ideias no café da manhã semanal dos pais. Para muitos, este apoio é mais do que apenas um serviço adicional; é um sentimento de pertencimento a um mundo às vezes difícil.
Um apelo à ação
Dada a ameaça de encerramento, pais, cuidadores e crianças estão a planear um protesto em frente à Nova Câmara Municipal para fazerem ouvir as suas vozes. Gostariam de lembrar aos decisores o importante papel que Kibo desempenha no distrito de Löbtau e que um encerramento não significa apenas o fim de uma actividade de lazer, mas também a perda de um retiro valioso para muitas crianças.
O debate em torno do financiamento do local de encontro infantil Kibo faz parte de uma discussão mais ampla sobre o futuro do trabalho infantil e juvenil na região. Com as próximas decisões políticas, há muito em jogo, não só para Kibo, mas também para as crianças que contam com o seu apoio. O tempo é essencial porque o Comitê de Bem-Estar da Juventude tem a palavra final sobre este importante assunto.