Árvores para Löbtau: 21 árvores de hackberry trazem vegetação fresca para Dresden!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Löbtau, Dresden, 21 árvores de hackberry europeias serão plantadas a partir de 16 de outubro de 2025 para tornar a Deubener Straße mais verde.

In Löbtau, Dresden, werden ab dem 16.10.2025 21 Europäische Zürgelbäume gepflanzt, um die Deubener Straße zu begrünen.
Em Löbtau, Dresden, 21 árvores de hackberry europeias serão plantadas a partir de 16 de outubro de 2025 para tornar a Deubener Straße mais verde.

Árvores para Löbtau: 21 árvores de hackberry trazem vegetação fresca para Dresden!

A partir de segunda-feira será colorido na Deubener Straße em Dresden-Löbtau! Aí começam os trabalhos de plantio de uma nova fileira de árvores, que enriquecerá a paisagem urbana e melhorará a qualidade de vida dos moradores. É dada especial atenção à árvore de hackberry europeia (Celtis australis), que com os seus 21 exemplares não só chama a atenção, mas também promete benefícios climatológicos. A cidade está a investir cerca de 251 mil euros para isso, sendo 160 mil euros provenientes de fundos federais e 40 mil euros do orçamento do distrito de Cotta. A obra deverá ser concluída até dezembro para que os cidadãos possam em breve desfrutar das árvores frondosas, informa Tag24.

Aliás, a árvore hackberry não é apenas bonita, mas também útil! Essas árvores de tamanho médio podem crescer entre 10 e 25 metros de altura e produzir frutos de caroço doces e comestíveis, anteriormente chamados de “Zürgeln” porque seu nome alemão vem do Tirol do Sul. A madeira da árvore hackberry também tem muitos usos, inclusive para instrumentos musicais e rodas de carroças. Tal árvore não só contribui para a vegetação, mas também para diversos usos na região, como explica a Wikipedia.

Valorização através de espaços verdes

Mas por que é tão importante plantar árvores nas cidades? Pesquisas, inclusive do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, mostram que os espaços verdes com árvores não só ajudam a melhorar a qualidade do ar, mas também servem como áreas recreativas e promovem o bem-estar dos residentes. Um estudo descobriu até que aumentar a cobertura arbórea em pelo menos 30% pode reduzir as horas de calor extremo nas cidades em quase 64%. Isto deixa claro que as árvores não só trazem abundância e beleza, mas também contribuem ativamente para o combate aos extremos climáticos, enfatiza KIT.

Os recém-criados nichos de árvores trapezoidais na Deubener Straße serão equipados com plantas perenes, bulbos de flores e gramíneas para criar uma rica variedade de flores. Isto não só melhorará a paisagem urbana, mas também contribuirá para a biodiversidade. A hackberry europeia, que atrai diversos insetos, é uma excelente opção para isso.

Proteção climática através da diversidade de árvores

Uma população arbórea variada também fortalece a resiliência de uma cidade aos desafios das alterações climáticas. As pessoas aparentemente se sentem mais confortáveis ​​nesses locais, o que ficou claro nas pesquisas. A ligação entre a diversidade de espécies arbóreas e o bem-estar da população urbana será investigada mais detalhadamente no futuro.

Com o projeto na Deubener Straße, Dresden mostra como a vegetação fresca pode mudar a paisagem urbana e também ter uma influência positiva na saúde dos seus residentes. Resta saber até que ponto a nova população de árvores estará ancorada na flora da comunidade, mas as perspectivas são promissoras. Um grande obrigado a todos os que estão envolvidos neste projeto verde!

Quellen: