Novo trecho da ciclovia Leste em Dresden: começa a construção de ciclovias seguras!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A construção do próximo trecho da ciclovia Leste em Dresden começará em 3 de junho de 2025, conectando Striesen ao centro da cidade.

Am 3. Juni 2025 startet der Bau des nächsten Abschnitts der Radroute Ost in Dresden, der Striesen an das Stadtzentrum anbindet.
A construção do próximo trecho da ciclovia Leste em Dresden começará em 3 de junho de 2025, conectando Striesen ao centro da cidade.

Novo trecho da ciclovia Leste em Dresden: começa a construção de ciclovias seguras!

A ciclovia Leste em Dresden está sendo novamente ampliada e iniciando uma fase de construção promissora. Desde segunda-feira, estão em curso as obras do novo caminho pedonal e ciclovia entre Comeniusstrasse e Stübelallee, que corre paralelamente à curva do eléctrico. Esta ciclovia de cinco quilômetros conecta o centro da cidade aos distritos de Johannstadt, Striesen e Blasewitz. Esta nova obra tem como objetivo acomodar melhor o tráfego que entra na cidade. Tag24 informa que...

Para apoiar a crescente popularidade do ciclismo em Dresden, o caminho pedonal ao longo da Stübelallee também está a ser renovado. Novo asfalto e meios-fios adaptados são usados ​​aqui para aumentar a segurança e o conforto de todos os usuários da estrada. Haverá desvios durante as obras: ciclistas e pedestres terão que utilizar desvios via Wintergartenstrasse e Comeniusstrasse entre meados de junho e início de julho.

Conclusão da infraestrutura cicloviária

O novo troço não faz apenas parte de uma série colorida de ciclovias, mas também uma necessidade que aí foi implementada e que é sublinhada por tendências supra-regionais. A infraestrutura será ainda mais otimizada com novos sinais de trânsito que marcam o início e o fim das ciclovias e com marcações rodoviárias adicionais. Dresden.de enfatiza que...

Os planos também incluem medidas em cruzamentos importantes onde o direito de passagem será regulamentado e a segurança para ciclistas e pedestres será melhorada através da ampliação das calçadas. Aqui são instalados postes de amarração para controlar o tráfego de automóveis e, ao mesmo tempo, permitir o acesso dos ciclistas. Estas medidas destinam-se a prevenir o tráfego direto e furtivo e, assim, aumentar o conforto de vida nas áreas circundantes.

Existe uma base financeira clara para a nova ciclovia. O custo total do projeto é de 560.000 euros, que inclui financiamento do governo federal e do fundo regional da UE. Tais investimentos são cruciais para tornar o tráfego rodoviário de Dresden mais ecológico e dar mais espaço aos ciclistas na cidade.

Sustentabilidade em foco

O renascimento do ciclismo não é importante apenas em Dresden. Em geral, pode-se observar uma tendência que foi desencadeada por desenvolvimentos técnicos e pela crescente pressão da população para promover a mobilidade sustentável através de movimentos sociais como o Fridays For Future. i-sme.de explica que...

Uma mudança de pensamento no sentido de meios de transporte mais ecológicos pode ser sentida em todo o mundo. O ciclismo é apoiado por iniciativas como a Lei da Mobilidade de Berlim e o Plano Nacional de Ciclismo para criar uma infraestrutura ciclável segura e atraente. Embora já tenham sido introduzidas novas normas para ciclovias em muitas cidades da Alemanha, a adaptação contínua do planeamento do tráfego às necessidades dos cidadãos continua a ser um desafio central.

Muita coisa está acontecendo em Dresden e será emocionante ver como a ciclovia Leste se encaixa no desenvolvimento da cidade. Mesmo que existam restrições de curto prazo ao tráfego automóvel, toda a infra-estrutura de transportes será beneficiada a longo prazo. O futuro dos ciclistas em Dresden parece promissor.