Gruna acorda do frio: a construção do aquecimento urbano começa em outubro de 2023!
As obras de renovação da rede de aquecimento urbano de Gruna terão início em outubro de 2023 e prolongar-se-ão até ao final de 2026. A Sachsen-Energie está a investir cerca de quatro milhões de euros.

Gruna acorda do frio: a construção do aquecimento urbano começa em outubro de 2023!
A partir de outubro de 2023, as coisas vão realmente avançar em Dresden-Gruna: a rede de aquecimento urbano está a ser renovada, o que terá algum impacto nos residentes. A Sachsen-Energie anunciou recentemente detalhes das obras de construção planejadas, que estão programadas para durar até o final de 2026. Está planejada uma renovação abrangente da principal tubulação de aquecimento urbano ao norte de Rothermundpark até Rosenbergstrasse. As próximas etapas incluem a renovação de um duto de aquecimento urbano, das tubulações de distribuição e das ligações residenciais entre Rosenbergstrasse e Zwinglistrasse, como Sächsische.de relatórios.
A Rosenbergstrasse poderá ser usada novamente sem restrições a partir de 1º de outubro de 2023, o que é um pequeno raio de esperança para os usuários da estrada. No entanto, os moradores devem esperar alguns desvios, pois as vagas de estacionamento, principalmente em frente ao centro médico, estarão fechadas durante as obras. Além disso, serão impostas proibições de estacionamento na Rosenbergstrasse 12 e Postelwitzerstrasse 2 para garantir o acesso ao canteiro de obras.
O trabalho continuará até 2026
Os custos desta extensa fase de construção ascendem a cerca de quatro milhões de euros. As obras de renovação são urgentemente necessárias porque os esgotos e as linhas de abastecimento em Gruna já estão muito desatualizados. O trabalho está em andamento aqui desde janeiro de 2023 para tornar o fornecimento de aquecimento urbano preparado para o futuro. No entanto, a última fase de construção, que está prevista na Rosenbergstrasse, não só ocorrerá entre as casas, mas também exigirá medidas especiais no centro médico número 14. Para este troço, a SachsenEnergie planeia fechar a Rosenbergstrasse desde a entrada do centro médico até ao final do edifício, como Tag24 informado.
Embora o fechamento cause transtornos, os pedestres ainda poderão acessar o centro médico e os edifícios residenciais, pois os desvios serão sinalizados. A obra planeada não é apenas puramente municipal, mas também se insere no contexto dos objetivos nacionais de neutralidade climática. Porque na área da transição para o aquecimento, o fornecimento de aquecimento urbano está a tornar-se cada vez mais importante na Alemanha. Um documento de trabalho do BfEE e BMWK mostra que a taxa anual de novas ligações deverá ser triplicada até 2030 e até quintuplicada até 2045. O objectivo? Um fornecimento de calor neutro para o clima no setor da construção, que também poderia ter um impacto positivo na procura em cidades como Dresden, como a informação no BfEE faz claro.
Nos próximos meses, será criada clareza sobre o progresso na expansão do fornecimento de aquecimento urbano em Dresden-Gruna. E à medida que os trabalhos de construção avançam, espera-se que os residentes possam mudar para um fornecimento de calor orientado para o futuro e amigo do ambiente - em sintonia com a transição energética.